Negócios

Grendene reduz emissões de gases de efeito estufa em 20%

Companhia também apresentou queda de 14% nas emissões por par de calçado produzido

Publicado em: 18/09/2023 14:32
Última atualização: 12/08/2024 14:35

A utilização de energia elétrica renovável e outras ações sistêmicas de eficiência operacional contribuíram para que a Grendene (Farroupilha/RS) reduzisse, no ano passado, em 20% a emissão de gases de efeito estufa – concentração desses gases na atmosfera impede que o calor seja irradiado, aquecendo ainda mais a superfície terrestre, aumentando, portanto, as temperaturas. A fabricante calçadista também apresentou queda de 14% na intensidade das emissões por par de calçado produzido. O resultado, que consta na quarta edição do relatório de sustentabilidade da empresa, foi divulgado nesta segunda-feira, 18.

Um exemplo de medida para redução de emissão de carbono é o uso de veículos elétricos na logística. Em 2022, aproximadamente 4 mil quilômetros foram percorridos com esse tipo de carro nas rotas entre Farroupilha/RS e Porto Alegre/RS, resultado de uma parceria da calçadista com uma empresa de transporte de cargas.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

Ações efetivas

Carlos André Carvalho, gerente da divisão de desenvolvimento sustentável da Grendene, explica que observar as emissões em transportes é uma das ações efetivas para redução da emissão de gases de efeito estufa. “Desenvolvemos diversos projetos para diminuição das emissões de carbono no escopo 3, aquela que ocorre de forma indireta, ao longo da cadeia de fornecimento e do ciclo de vida dos produtos. Entre aqueles que estão em fase de experimentação, o uso de veículos mais sustentáveis, que são os elétricos, com novas tecnologias em motores e combustíveis alternativos, é o que está mais avançado e com expectativas de expansão”, afirma.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas