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Grendene aumenta resultado operacional em quase 20%

Grendene aumenta resultado operacional em quase 20%

Entre outubro e dezembro de 2023, a fabricante calçadista Grendene (Farroupilha/RS), uma das maiores exportadoras de calçados do Brasil, registrou um aumento de 19,2% no indicador que representa o resultado operacional, o EBIT recorrente, em relação a igual período em 2022, que somou R$ 157,5 milhões.

O lucro líquido recorrente também teve um aumento expressivo de 22,7%, chegando a R$ 256,5 milhões. A margem líquida recorrente expandiu-se em 6,3 pontos percentuais, alcançando 33,7% em comparação com o quarto trimestre de 2022. A receita líquida teve leve queda de 0,4%, para R$ 760,8 milhões. Foram vendidos 42,5 milhões de pares de calçados, retração de 2,4%; e a receita bruta por par se manteve estável em R$ 21,73.

“No último trimestre de 2023, o cenário macroeconômico ainda não foi o mais favorável para o consumo. Juros elevados, alto nível de endividamento, condições de crédito restritivas e um mercado de trabalho apertado continuaram impactando negativamente o consumo das famílias”, avalia o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Grendene, Alceu Albuquerque.

Acumulado do ano

No acumulado do ano, a receita bruta reportada foi 3,5% inferior à de 2022, totalizando R$ 3 bilhões. Foram embarcados 139,7 milhões de pares no ano, uma redução de 5,8% em comparação ao ano anterior. Na contramão do comportamento do varejo brasileiro, que apresentou desempenho negativo das vendas na ponta, as marcas da Divisão 1 mantiveram a expansão do sell-out registrado nos trimestres anteriores, crescendo 2,5% e 4,1% no trimestre e ano, respectivamente.

Mercado externo

No mercado internacional, a empresa enfrentou um “ambiente complexo”. Na América Latina, a lenta recuperação político-econômica e impactos climáticos como o El Niño afetaram as vendas. Nos Estados Unidos, o setor varejista encara desafios com estoques elevados, redução de fornecedores, além de transferir o risco dos estoques para os distribuidores. No Oriente Médio, conflitos regionais na Palestina também impactaram o mercado.

Análise e perspectivas

Para Albuquerque, considerando as adversidades enfrentadas, os números foram satisfatórios. “Finalizamos o ano orgulhosos dos resultados apresentados. Mantivemos nossa estratégia e foco em executar o propósito da Companhia de fazer moda acessível e sustentável de forma criativa, valorizando as relações. Demonstramos resiliência em produtividade, percebida pelo crescimento das margens, que se aproximaram ou até superaram níveis históricos. Conscientes dos obstáculos do cenário macroeconômico, permanecemos otimistas para 2024, que já demonstrou um início positivo.”

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