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Goóc se reinventa e investe na mensagem de superação

Goóc se reinventa e investe na mensagem de superação

Um exemplo de superação e perseverança: assim pode ser resumida a história da Goóc (São Paulo/SP), fundada no fim dos anos 1990. Tudo começou com a vinda de seu criador, Thái Quang Nghiã, ao Brasil. Ele fugiu do Vietnã, país que, à época, vivia um regime político autoritário. Quando chegou em território verde-amarelo, aproveitou todas as oportunidades e seu conhecimento na produção de sandálias feitas com pneu reciclado. Em 1986, inaugurou o Grupo Domini e, mais tarde, lançou no mercado a Goóc. O negócio ia bem até 2012, ano em que a fábrica sofreu um incêndio e, muito do que havia sido conquistado, perdeu-se. De lá para cá, a marca manteve-se no mercado, mas de forma mais tímida. Agora, em 2016, a Goóc decidiu apostar no conceito de superação para se apresentar com força total ao mercado.

Sob o comando de uma das filhas do vietnamita, Tam Thái, a marca quer divulgar o seu potencial: produto diferenciado (sandálias em pneu reciclado) + mensagem de superação. “Queremos retomar os negócios mais agressivamente. Para isso, reformulamos algumas áreas da empresa, entre elas a Comercial”, avisa Tam. O momento, agora, é para corrigir os erros do passado e vender uma imagem sólida, ecofriendly e de que é possível, sim, se recuperar.

Uma mulher à frente da Goóc

O que você acha que deu errado no passado e o que pretende fazer diferente? Cometemos alguns erros no atendimento da distribuição dos produtos e hoje temos procurado parceiros que entendam a mensagem de superação e estejam dispostos a dar espaço para esta filosofia. Nosso foco também está no comercial e trade. Além disso, estamos lançando coleções com mais frequência e linhas que têm mais a ver com a realidade do consumidor.

Que outras ações têm promovido? Estamos trabalhando em produtos voltados à usabilidade e segurança do consumidor, destacando a resistência dos artigos e principalmente levantando a bandeira de calçados antiderrapantes. Todos eles têm dois anos de garantia direto na fábrica, através de um canal de SAC. Já na área de desenvolvimento, consolidamos parceiros que buscaram, durante dois anos, novas tendências de matéria-prima. Nosso objetivo era que os materiais casassem com o que é a nossa marca e conseguimos atingir essa meta.

Qual é a atual filosofia da marca? Superação do cenário macroeconômico do Brasil.

Como você está enfrentando a retomada da Góoc ao mercado agora que está à frente do negócio? Queremos voltar a nos tornar visível para o mercado, mostrando nossa diferenciação no atendimento. Consideramos que estamos prestando um serviço ao cliente, olhando para dentro da sua loja, não empurrando produtos, mas sendo um consultor de seu negócio. Além disso, estamos cuidando semanalmente das vendas e alocando ações que podem ajudar, tais como: treinamento de vendas e produtos, campanhas de incentivo, materiais de ponto de venda e displays personalizados, e até trocando os produtos com giro inferior a 80%.

Quantas lojas tem, aonde e por que a escolha desses lugares? Temos dois quiosques próprios, localizados nas estações Paraíso e Luz, do metrô de São Paulo. Escolhemos estes lugares devido ao grande fluxo de pessoas e a necessidade de informar que a marca continua ativa e produzindo um grande mix de produtos. 

Estão presentes em quantos pontos de venda (PDV) e qual é a meta até o fim do ano? Hoje temos cerca de 500 clientes na Grande São Paulo, e a meta é ter mais 500, fechando o ano com 1 mil PDVs. O foco tem sido a grande SP devido à estrutura de consultoria e serviço que estamos prestando em cada loja. Vale destacar que, no passado, a Goóc estava presente em 10,5 mil PDV’s, mas hoje tem como prioridade o ótimo atendimento e cuidado com cada ponto, expandido de maneira sólida para nível nacional.

Quais são os planos de expansão? Queremos abrir franquias (lojas e quiosques) fora de São Paulo, pois a ideia é este cuidado com a loja e a afinidade em divulgar a mensagem de superação.

Qual é o diferencial da Góoc? Ser uma empresa que acredita que o produto não é o final da compra, mas um meio de levar uma mensagem forte para o seu consumidor. Mais do que ver pessoas vestindo nossos sapatos, buscamos fazer o consumidor entender que uma mensagem de superação pode transformar a sua vida, e, ao encontrar com outro consumidor da marca, eles podem gerar um diálogo, pois há algo que os une.

Para vocês, o tema sustentabilidade sempre esteve em evidência? Sim, ele sempre esteve em evidência, mas percebemos que esta não é a principal mensagem captada pelo consumidor, e nem é o principal diferencial no ato da compra. O cliente possui grande afinidade com causas, e quando apresentamos a mensagem de superação, eles são mais impactados. O viés da ecologia ainda é menos relevante no hábito de compra.

Quais são as atitudes ecofriendly que vocês têm enquanto empresa? Trabalhamos com o desenvolvimento de materiais reutilizados, somos uma empresa que cuida da sustentabilidade do lojista e focamos sempre no mercado nacional, para que nosso país seja impactado de forma positiva.

Vocês trabalham com exportação? Têm vontade de explorar mais esse mercado? Sim, exportamos para Canadá e Alemanha, mas sempre procuramos pessoas que tenham afinidade com a mensagem de superação. E, além disso, o foco da Goóc é o Brasil.

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1 comentário

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Josiane

História de superação maravilhosa desse personagem, nos ensina a superar as adversidades e obstáculos quem surgem no nosso caminho. saber usar os desafios como ferramentas de escape é umas das estratégias para superar e chegar no topo!

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