Negócios
Fusão cria gigante da indústria brasileira do couro, com faturamento de R$ 3,1 bilhões
Nova empresa tem capacidade para processar sete milhões de unidades de couro ao ano
Última atualização: 06/06/2024 17:10
No começo deste ano, o Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) aprovou a fusão das empresas Viposa (Caçador/SC) e Vancouros (Rolândia/PR), que com a união de suas operações criaram a Viva, formando assim uma gigante do setor coureiro brasileiro, com capacidade de processamento de sete milhões de unidades de couro ao ano e faturamento de R$ 3,1 bilhões.
A fusão, que tem como focos o aumento da eficiência operacional e a redução de custos, ocorre após cinco anos de negociações e seis joint ventures. Segundo o diretor-presidente da Vancouros, Edson Vanzella Pereira de Souza, a primeira parceria foi articulada para evitar uma concorrência predatória entre as duas empresas.
“Os nossos maiores concorrentes não estão dentro do Brasil, eles estão lá fora. A gente compete muito com os produtos chineses e eles têm custos extremamente baixos”, acrescenta Souza.
A Viva fornecerá couros, especialmente, às indústrias dos setores de moda (calçados, bolsas, acessórios e vestuário), automobilístico e de mobiliário.