×

Famosa fabricante de sandálias soma R$ 11 bilhões em receita

ábrica da Birkenstock em Görlitz, Alemanha

Famosa fabricante de sandálias soma R$ 11 bilhões em receita

Uma famosa fabricante de sandálias registrou 1,8 bilhão de euros (R$ 11 bilhões) em receita no quarto trimestre do ano fiscal encerrado em 30 de setembro de 2024. O resultado reportado pela alemã Birkenstock, conhecida por suas sandálias flats atemporais, representa aumento de 22% em comparação com o ano fiscal de 2023. Com isso, a companhia mantém uma década com incremento na receita superior a 20%.

Siga o Exclusivo no Instagram

Conforme a empresa, o resultado foi impulsionado pela “forte e crescente demanda contínua” do consumidor por seus produtos em todos os segmentos, canais e categorias. Nesse sentido, a companhia sustenta que o incremento na receita esteve apoiado “por nova capacidade de produção e expansão de categoria”.

ábrica da Birkenstock em Görlitz, Alemanha
Divulgação/Birkenstock ábrica da Birkenstock em Görlitz, Alemanha

“Compromisso assumido” pela fabricante de sandálias

O CEO da Birkenstock, Oliver Reichert, destaca que o resultado faz parte do compromisso que a empresa assumiu durante sua oferta pública inicial de ações (IPO), na bolsa de valores de Nova York, em outubro do ano passado – a oferta de ações movimentou quase US$ 1,5 bilhão, cerca de US$ 500 milhões foram para o caixa da empresa e o restante diz respeito a venda de participação do L Catterton, que saiu de 100% para 83%.

“Estamos cumprindo com o compromisso que assumimos durante o IPO. Aumentamos a lucratividade com as oportunidades de mercado que identificamos, tais como calçados fechados (tênis e botas), ortopédicos, profissionais e outdoor”, afirma Reichert.

Aumento da produção e abertura de lojas

A Birkenstock soma 74 milhões de euros (R$ 475 milhões) em despesas de capital. Parte destes valores correspondem a investimentos em expansão da produção e na abertura de 20 lojas próprias.

O crescimento por par de calçado foi de 14% no ano fiscal de 2024. O preço médio de venda (ASP) cresceu 8% apoiado pelo mix de produtos e ações de preços direcionadas. Do mesmo modo, o ASP se beneficiou do aumento de vendas de calçados fechados, que cresceram mais do que o dobro da média do grupo. Nesse sentido, a participação dos calçados fechados no negócio da Birkenstock aumentou um terço.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail

Share this content:

Publicar comentário