Fabricante de componentes para calçados anuncia expansão no Rio Grande do Sul
Dentro do seu plano de expansão industrial, o Grupo Magma (São Paulo/SP), companhia paulistana com 42 anos de mercado e que é composta por nove fabricas de componentes para calçados, ampliará, nos próximos meses, uma de suas unidades de negócio no Rio Grande do Sul. A empresa vai expandir a planta fabril de 2,5 mil metros quadrados da Espugum Gaúcha, em Estância Velha/RS, onde é desenvolvido o processo para fabricação de palmilhas da marca norte-americana Ortholite e EVA, desde a dublagem, conformação, corte, aplicação de transfer, tampografia, revisão e talonamento. A informação foi adiantada pelo Exclusivo e confirmada pelo diretor do Grupo Magma, Fernando Nicory.
Segundo o gestor, de imediato, o intuito é instalar na unidade a espumação (processo de produção de espumas) da Espugum e, em um segundo estágio, incorporar alguns processos produtivos da Magma – indústria têxtil do grupo e que possui depósito em Estância Velha. “Nossa unidade é estratégica para atender clientes do Sul, nos proporcionando estar mais próximos do setor de desenvolvimento dos nossos clientes e fornecedores. Isso faz parte da estratégia da empresa de se fazer presente nos principais polos calçadistas, com fábricas não só no Rio Grande do Sul, mas também no Ceará, Bahia e São Paulo”, comenta Nicory. Ele cita que muitos dos processos, que serão incorporados à planta fabril são “inéditos” no Rio Grande Sul. “E acreditamos que serão muito bem recebidos pelos clientes”, pontua.
Atualmente, a empresa gera 50 empregos diretos e outros 50 indiretos em Estância Velha. Com a ampliação, serão abertos 20 postos de trabalho. A previsão é de que a primeira rodada de expansão seja concluída entre dezembro e o começo do próximo ano.
Incentivos e parcerias
O diretor do Grupo Magma, Fernando Nicory, não revelou o valor do investimento e nem quais incentivos fiscais a empresa vai receber para ampliar a sua unidade de negócio em Estância Velha. “Independente dos subsídios, em todos os municípios em que temos unidades instaladas procuramos nos aproximar do poder público, pois entendemos que a empresa não vive somente de negócios, mas também gera grande impacto na sociedade em que está inserida. Neste sentido, as prefeituras são parceiros em nossa busca de mão de obra, por exemplo”, comenta Nicory, que recebeu, recentemente, a visita do prefeito de Estância Velha, Diego Willian Francisco (PSDB), na planta fabril da Espugum Gaúcha.
Atentos a novas oportunidades
Em setembro, o Grupo Magma anunciou a aquisição integral dos ativos fixos da Flama Malhas (São Paulo/SP), assim como a contratação de todos os excolaboradores da empresa que atende os segmentos calçadista, moveleiro, automotivo, entre outros. “Estamos sempre atentos a oportunidades que tragam sinergias ao Grupo Magma e principalmente soluções aos nossos clientes. No caso da Flama, a receptividade dos clientes tem sido acima do esperado e alavancando negócios de outras divisões da companhia e vice-versa”, afirma Nicory.
A Flama Malhas foi fundada em 2015 e tem como carro-chefe as malhas jacquard (método de tecelagem para produção de tecidos padronizados).
Share this content: