Fabricante de calçados usa Inteligência Artificial para apoiar vendas em 45 mil lojas
Para apoiar uma força de vendas de 45 mil pontos distribuídos em mais de cem países, a fabricante de calçados Grendene (Farroupilha/RS), maior exportadora do setor calçadista no Brasil, anunciou nesta quarta-feira, 21, o lançamento de um assistente virtual baseado em Inteligência Artificial (IA) generativa. A solução que, em um primeiro momento, está sendo implementada na marca de sandálias e acessórios Melissa oferece suporte à equipe de vendas, personaliza a experiência do cliente e otimiza o estoque.
Em comunicado enviado ao Exclusivo, a Grendene por meio de seu diretor de Negócios Digitais, Daniel Gandolfi, explica que a iniciativa visa “aprimorar a eficiência operacional da equipe de vendas, oferecendo recomendações precisas e oportunas aos consumidores, enquanto reforça o compromisso da Grendene em adotar novas tecnologias para impulsionar o sucesso de seus parceiros e franqueados”.
Segundo a empresa, a implementação da tecnologia, além de melhorar a experiência do cliente, também busca impulsionar as vendas complementares e cruzadas, e identificar tendências de mercado para otimização do estoque e estratégias de Marketing.
“Essa iniciativa não só demonstra o compromisso da Grendene em liderar a inovação no setor de calçados, mas também destaca a importância de trazer soluções tecnológicas avançadas para todos os aspectos do varejo, desde as relações B2C B2C (“empresa para consumidor”, venda direta da empresa para o consumidor final) até às B2B (“empresa para empresa”, modelo em que o cliente final é outra empresa)”, destaca Gandolfi.
Validação da tecnologia
A IA Charla, desenvolvida pela provedora de serviços de Tecnologia da Informação (TI) MadeinWeb, será alimentada com informações das últimas quatro coleções da Melissa, juntamente com dados de vendas de dois dos principais clubes Melissa. Os testes piloto estão sendo conduzidos nas lojas próprias da Melissa no Rio de Janeiro/RJ, com planos de expansão para toda a rede após a validação inicial.
Uma vez concluída a fase de testes, o assistente virtual será disponibilizado para os times de vendas dos 403 clubes Melissa ativos no Brasil, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, impulsionar as vendas complementares e cruzadas, e identificar tendências de mercado para otimização do estoque e estratégias de Marketing.
Aplicação no dia a dia
O uso da assistente trará ganhos para os colaboradores em diversas frentes. Um exemplo é o conhecimento estratégico de estoque e redirecionamento inteligente, em que a Charla, utilizando dados detalhados sobre o estoque de toda a rede, poderá oferecer sugestões de produtos alternativos em caso de ruptura de estoque local, ou direcionar os clientes para outros canais e lojas da rede, usando uma abordagem omnichannel.
Além disso, o assistente virtual deverá trazer “recomendações altamente personalizadas”, com base na análise do histórico de compras e nas preferências individuais de cada cliente, aprimorando a experiência de cada um. “Isso não só encoraja a fidelidade do cliente, mas também fomenta o retorno frequente, resultando em um aumento constante nas vendas ao longo do tempo”, defende o head de retail tech da Melissa, Walter Duarte.
Tendências e estratégias de estoque
Duarte também destaca a possibilidade de identificação de tendências e estratégias de estoque por meio da análise dos padrões de compra e do comportamento dos clientes. “Será possível identificar quais produtos têm maior probabilidade de serem vendidos, possibilitando à loja direcionar seus recursos para estoque e estratégias de marketing de produtos que estão em alta demanda e seguindo as tendências atuais do mercado”, explica.
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