Negócios
Fabricante de calçados demite 154 funcionários e centraliza produção no Nordeste
Todos os trabalhadores desligados atuavam na área produtiva da empresa
Última atualização: 17/06/2024 14:11
A Calçados Ferracini, fabricante de calçados e acessórios masculinos, demitiu, na sexta-feira (15), 154 funcionários que atuavam na área produtiva da matriz em Franca/SP. A informação foi confirmada ao Exclusivo, nesta terça (19), pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Calçadista de Franca, Wellington Paulo de Oliveira. Em nota, a empresa disse que, a partir de agora, concentrará a produção no Nordeste, especificamente em sua fábrica na cidade de Amargosa/BA, localizada na região centro-sul baiana e a 240 km da capital Salvador/BA.
Segundo o dirigente sindical, o pagamento dos salários e os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores demitidos estavam em dia. Já o pagamento das verbas rescisórias será feito nesta sexta-feira (22).
Sazonalidade
Oliveira acrescenta que as demissões acompanham o movimento do mercado. "É algo sazonal. Geralmente, no segundo semestre há baixa de pedidos e é comum haverem demissões. Muitos destes demitidos são recontratados já na segunda quinzena de janeiro. Assim como em outros polos calçadistas, em Franca há escassez de mão de obra e certamente estes trabalhadores demitidos agora logo serão absorvidos por outras empresas", comenta.
No fim do ano passado, a Calçados Ferracini havia desligado outros 120 trabalhadores de sua matriz em Franca.
Contatado pelo Exclusivo, o Sindicato da Indústria de Calaçdos de Franca (Sindifranca) disse que "não comenta esse tipo de assunto, já que é uma decisão que cabe a empresa. Não lançamos nenhuma nota a respeito. Lamentamos muito a situação".
Produção de amostras
Em comunicado enviado ao Exclusivo, a Calçados Ferracini explica que a unidade fabril em Franca será direcionada para a produção de amostras de produtos. "Simultaneamente, no mesmo local, seguem em pleno funcionamento os setores administrativo, departamentos comercial e de marketing, além do desenvolvimento de produtos da empresa", diz a nota da calçadista.
Ainda conforme a empresa, na fábrica de Amargosa/BA, onde centralizará sua produção, estão empregados 1,1 mil funcionários diretos. Na planta fabril já foram investidos cerca de R$ 12 milhões.
Leia a íntegra do comunicado da Calçados Ferracini:
"Comunicado Ferracini
A Ferracini, uma das marcas líderes de calçados e acessórios masculinos no Brasil, que produz diariamente mais de 9 mil pares, comunica alteração em sua unidade fabril em Franca (SP), que agora direciona suas atividades para a produção de amostras de produtos. Simultaneamente, no mesmo local, seguem em pleno funcionamento os setores Administrativo, Departamentos Comercial e de Marketing, além do Desenvolvimento de Produtos da empresa.
Toda a produção da marca, que reúne em seu portfólio calçados como sapatos, botas, modelos casuais, sneakers, mocassins e sandálias, distribuídos em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil, e no exterior em mais de 40 países, passa a ser centralizada em sua fábrica em Amargosa (BA), que conta com equipamentos modernos e mão de obra altamente qualificada, representada por mais de 1100 funcionários diretos."