Negócios

Fabricante coleta nove mil pares de calçados em programa de logística reversa

Projeto está alinhado à estratégia de economia circular da empresa

Publicado em: 18/08/2023 08:11
Última atualização: 27/08/2024 08:15

Para aproveitar ao máximo as propriedades versáteis e duráveis do plástico, evitar o descarte inadequado e reduzir o uso de resina virgem, a Grendene (Farroupilha/RS), uma das maiores fabricantes calçadistas do País, investe em estratégia de economia circular. Desde o lançamento de seu programa de logística reversa, em 2019, a empresa coletou nove mil pares de calçados.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

Atualmente, a companhia tem 400 pontos de entrega de calçados sem condição de uso espalhados pelo Brasil e no exterior. Os coletores podem ser encontrados nos Clubes e Galerias Melissa, na Rider Space, localizado no Edifício Copan em São Paulo, e em redes varejistas parceiras.

Os itens são levados às fábricas da empresa ou a recicladores homologados. "Assim, além de evitar a destinação incorreta, a circularidade também ajuda a criar empregos no setor de reciclagem, impulsionando o desenvolvimento local e contribuindo para a transição para uma economia mais verde e sustentável", diz a Grendene em nota enviada ao Exclusivo.

A partir dos calçados coletados, a Melissa lançou a Melissa Flox M Edition, produzida integralmente de PVC pós-consumo. Em 2022, durante a K2022, a mais importante feira de plásticos e borracha do mundo, a coleção recebeu o prêmio Inovyn Awards como destaque na categoria Economia Circular.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

PVC pré-consumo

Dentro das fábricas da Grendene também é aplicado o conceito de circularidade. Todas as sobras das máquinas, aparas, rabichos e rebarbas do processo produtivo são moídas e classificadas em cor e modelos de calçado e, a depender da disponibilidade, podem ser utilizadas em diferentes concentrações junto à resina virgem. Hoje todos os calçados de PVC contêm cerca de 30% de material reciclado pré-consumo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas