×

Fabricante coleta nove mil pares de calçados em programa de logística reversa

Fabricante coleta nove mil pares de calçados em programa de logística reversa

Para aproveitar ao máximo as propriedades versáteis e duráveis do plástico, evitar o descarte inadequado e reduzir o uso de resina virgem, a Grendene (Farroupilha/RS), uma das maiores fabricantes calçadistas do País, investe em estratégia de economia circular. Desde o lançamento de seu programa de logística reversa, em 2019, a empresa coletou nove mil pares de calçados.

Atualmente, a companhia tem 400 pontos de entrega de calçados sem condição de uso espalhados pelo Brasil e no exterior. Os coletores podem ser encontrados nos Clubes e Galerias Melissa, na Rider Space, localizado no Edifício Copan em São Paulo, e em redes varejistas parceiras.

Os itens são levados às fábricas da empresa ou a recicladores homologados. “Assim, além de evitar a destinação incorreta, a circularidade também ajuda a criar empregos no setor de reciclagem, impulsionando o desenvolvimento local e contribuindo para a transição para uma economia mais verde e sustentável”, diz a Grendene em nota enviada ao Exclusivo.

A partir dos calçados coletados, a Melissa lançou a Melissa Flox M Edition, produzida integralmente de PVC pós-consumo. Em 2022, durante a K2022, a mais importante feira de plásticos e borracha do mundo, a coleção recebeu o prêmio Inovyn Awards como destaque na categoria Economia Circular.

PVC pré-consumo

Dentro das fábricas da Grendene também é aplicado o conceito de circularidade. Todas as sobras das máquinas, aparas, rabichos e rebarbas do processo produtivo são moídas e classificadas em cor e modelos de calçado e, a depender da disponibilidade, podem ser utilizadas em diferentes concentrações junto à resina virgem. Hoje todos os calçados de PVC contêm cerca de 30% de material reciclado pré-consumo.

Share this content:

Publicar comentário