Negócios
Fábrica de calçados fecha as portas e demite 200 trabalhadores
Empresa Brasil Shoes encerrou as atividades nesta quinta-feira (15)
Última atualização: 17/06/2024 08:22
Com dez anos de mercado, a Brasil Shoes, fábrica de calçados que atuava no modelo private label (produção para terceiros), encerrou as atividades na manhã desta quinta-feira (15), em Sapiranga/RS, no Vale do Sinos. Com o fechamento da empresa, 200 trabalhadores foram demitidos ao longo desta semana.
Ao Exclusivo, o Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região, informou que a empresa passava por dificuldades financeiras, porém estava em dia com os pagamentos mensais dos trabalhadores.
O sindicato já começou nesta quinta os procedimentos para garantir aos trabalhadores o pagamento de parcelas do 13º Salário atrasadas, de verbas rescisórias (multa da verba rescisória de 40% do FGTS — Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e liberação do Seguro-Desemprego.
O Exclusivo tentou contato com a Brasil Shoes e com o Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga, mas não obteve respostas até a publicação deste texto.
Recolocação no mercado
Com as escassez de mão de obra no setor calçadista, diversas empresas de calçados de Sapiranga e do Vale do Sinos procuraram o sindicato dos sapateiros sapiranguenses para oferecer emprego aos trabalhadores demitidos da Brasil Shoes.