×

Ex-Nike e Adidas criam centro de inovação de calçados

Fábrica de calçados esportivos

Ex-Nike e Adidas criam centro de inovação de calçados

Dois ex-executivos da Nike e da Adidas estão envolvidos no planejamento de um centro de inovação em design e produção de calçados sustentáveis. Noel Kinder (ex-diretor de sustentabilidade da Nike) e Eric Liedtke (ex-presidente da Adidas), que assumiu a vice-presidência executiva da Under Armour, integram o projeto, que vai investir cerca de US$ 125 milhões, na cidade de Portland, no estado do Oregon, nos Estados Unidos.

O centro de inovação faz parte de um projeto de remodelação urbana do bairro mais antigo de Portland, conhecido como a Chinatown da cidade.

“É uma parte incrível da cidade, a arquitetura é muito legal, é adjacente ao centro da cidade, mas sempre foi desafiador lá”, disse Kinder, que cresceu na área de Portland e passou mais de duas décadas em funções de sustentabilidade e cadeia de suprimentos na Nike. “Usar a indústria em que passei tanto tempo como catalisador para essa transformação foi realmente a cereja do bolo.”

Imagem 3D do projeto do centro de inovação de calçados
Divulgação/Sera Architects Imagem 3D do projeto do centro de inovação de calçados

Siga o Exclusivo no Instagram

Projeto de inovação e de “transformação”

A primeira fase do projeto, orçada em US$ 15 milhões, contempla a transformação de um prédio de 10 mil metros quadrados no centro de inovação. No local, empresas de calçados e vestuário poderão testar novos materiais e métodos de produção sustentáveis – com redução de impactos ambientais e de emissões de CO2. A primeira fase será entregue ainda neste ano.

A Hilos, uma startup que utiliza impressão 3D para otimizar a produção de calçados, é uma das empresas âncoras do centro de inovação. O CEO da companhia, Elias Stahl, juntamente com Kinder e Liedtke, compõe o comitê de administração do projeto.

Além disso, outros nove edifícios, que estavam abandonados, vão ser reformados e convertidos em moradia.

Por fim, o projeto conta com financiamento público e também com recursos da iniciativa privada.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail

Share this content:

Publicar comentário