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Estreando no SICC, marca de calçados de alto valor agregado vende quase um mês de produção

Empresa foi um dos 16 empreendimentos que integraram o estande coletivo do Três Coroas Shoes no salão

Publicado em: 29/05/2023 08:39
Última atualização: 09/09/2024 08:42

Na sua estreia como expositora do 30º Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), na semana passada, em Gramado/RS, a Ramony (Três Coroas/RS), marca de calçados de alto valor agregado, comercializou o equivalente a quase um mês de produção. "Nossa primeira experiência no SICC foi incrível, mais de 20 mil pares vendidos em três dias", conta ao Exclusivo a diretora e estilista da Ramony, Débora Cholet Zorn.

Antes da primeira participação no SICC, a Ramony apresentava suas coleções somente no showroom próprio da marca. "Após realizarmos uma pesquisa de mercado, decidimos mudar o perfil do nosso produto. Por acreditarmos que o SICC seria uma oportunidade para expor nossa nova proposta, então, resolvemos participar da feira", comenta Débora.

A Ramony, que neste mês completou 30 anos de mercado, foi uma das 16 marcas que integraram no SICC o estande coletivo do Três Coroas Shoes – projeto desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (Sictc), que incentiva a produção de calçados na cidade do Vale do Paranhana.

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"Tendo em vista que esta foi nossa primeira participação no SICC, considero que o resultado foi bastante positivo, não só em número de pares vendidos, mas também levando em consideração toda visibilidade que a feira trouxe para a marca", explica a diretora e estilista da Ramony.

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A Ramony foi fundada em 1993 e começou como uma pequena empresa familiar, em uma garagem nos fundos de uma casa. Com o passar dos anos, a marca foi se estruturando e se inserindo no mercado, chegando a produzir 750 mil pares por ano, com clientes em todo o Brasil. No decorrer do tempo, o empreendimento passou a atuar também no mercado internacional, quando sentiu a necessidade de investir em tecnologia e inovação – diante deste cenário, a fabricante optou por reduzir sua produção, e desenvolver produtos com maior valor agregado. Atualmente, produz tanto em couro quanto em sintético, somando 300 mil pares por ano.

Mercado interno

A maior parte dos clientes do mercado interno que foram ao estande da Calçados Tabita (Igrejinha/RS) no SICC realizaram a segunda compra da coleção de verão 2024 da marca. Segundo a gerente comercial da calçadista, Camila Petry, muitos destes lojistas fizeram programações para receber as entregas dos produtos em suas lojas até o final de outubro. "No começo do mês, nosso representante comercial de São Paulo fez um showroom em Ribeirão Preto/SP e eu aqui no SICC lancei o nosso verão dois, com 54 modelos de calçados. O cliente veio e comprou de novo", conta Camila.

A gerente comercial da Calçados Tabita destaca que a apresentação da segunda parte da coleção no SICC se faz necessária, especialmente, pela concorrência no mercado interno. "PReciso cada vez mais estar oferecendo novos produtos para surtir efeito e para instigar o desejo dos lojistas de realizar a compra. Ele tem 'n' fábricas, 'n' marcas aqui no mercado, na feira, então eu preciso cada vez mais surpreendê-los", frisa.

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Mercado externo

Durante o SICC, o estande da Calçados Tabita também recebeu a visitação de importadores, especialmente da América Latina e de países árabes. "Sentimos que os clientes internacionais estão bem empolgados para iniciar ou para seguir com o trabalho que já fazem com a gente. Tivemos um saldo bem positivo e estamos bem contentes com o resultado alcançado", comenta Guilherme Zimmer, da área de exportação da fabricante calçadista.

Zimmer explica que no mercado externo, em alguns casos, leva até um mês após a feira para que o negócio comece a ser alinhado. "Na feira, o cliente internacional vem para ver o produto, para escolher os modelos, fazer a seleção, definir as cores. Posteriormente, fizemos a seleção de amostras, produzimos as amostras. Depois é em seus escritórios que os importadores definem a compra, a quantidade e os modelos. Esse processo leva no mínimo um mês, porque tem o tempo para produzir as amostras e enviá-las. É um trabalho um pouco mais extenso", detalha.

Com a Capelli Rossi, sua marca própria de calçados em couro voltada ao mercado externo, a Calçados Status (Igrejinha/RS) atendeu clientes latinos-americanos e europeus no SICC. "Divulgamos a troca de coleção no SICC e faremos o lançamento oficial dela na Expo Riva Schuch (feira italiana, que ocorre de 17 a 20 de junho, e é referência internacional parar a indústria calçadista com foco em volume de vendas). Em suma, os clientes vieram, fizeram os pedidos e depois lançaremos a coleção em Garda.", comenta Julia Petzinger, da área de vendas da Calçados Status.

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