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Estreando no SICC, marca de calçados de alto valor agregado vende quase um mês de produção

Estreando no SICC, marca de calçados de alto valor agregado vende quase um mês de produção

Na sua estreia como expositora do 30º Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), na semana passada, em Gramado/RS, a Ramony (Três Coroas/RS), marca de calçados de alto valor agregado, comercializou o equivalente a quase um mês de produção. “Nossa primeira experiência no SICC foi incrível, mais de 20 mil pares vendidos em três dias”, conta ao Exclusivo a diretora e estilista da Ramony, Débora Cholet Zorn.

Antes da primeira participação no SICC, a Ramony apresentava suas coleções somente no showroom próprio da marca. “Após realizarmos uma pesquisa de mercado, decidimos mudar o perfil do nosso produto. Por acreditarmos que o SICC seria uma oportunidade para expor nossa nova proposta, então, resolvemos participar da feira”, comenta Débora.

A Ramony, que neste mês completou 30 anos de mercado, foi uma das 16 marcas que integraram no SICC o estande coletivo do Três Coroas Shoes – projeto desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (Sictc), que incentiva a produção de calçados na cidade do Vale do Paranhana.

“Tendo em vista que esta foi nossa primeira participação no SICC, considero que o resultado foi bastante positivo, não só em número de pares vendidos, mas também levando em consideração toda visibilidade que a feira trouxe para a marca”, explica a diretora e estilista da Ramony.

A Ramony foi fundada em 1993 e começou como uma pequena empresa familiar, em uma garagem nos fundos de uma casa. Com o passar dos anos, a marca foi se estruturando e se inserindo no mercado, chegando a produzir 750 mil pares por ano, com clientes em todo o Brasil. No decorrer do tempo, o empreendimento passou a atuar também no mercado internacional, quando sentiu a necessidade de investir em tecnologia e inovação – diante deste cenário, a fabricante optou por reduzir sua produção, e desenvolver produtos com maior valor agregado. Atualmente, produz tanto em couro quanto em sintético, somando 300 mil pares por ano.

Mercado interno

A maior parte dos clientes do mercado interno que foram ao estande da Calçados Tabita (Igrejinha/RS) no SICC realizaram a segunda compra da coleção de verão 2024 da marca. Segundo a gerente comercial da calçadista, Camila Petry, muitos destes lojistas fizeram programações para receber as entregas dos produtos em suas lojas até o final de outubro. “No começo do mês, nosso representante comercial de São Paulo fez um showroom em Ribeirão Preto/SP e eu aqui no SICC lancei o nosso verão dois, com 54 modelos de calçados. O cliente veio e comprou de novo”, conta Camila.

A gerente comercial da Calçados Tabita destaca que a apresentação da segunda parte da coleção no SICC se faz necessária, especialmente, pela concorrência no mercado interno. “PReciso cada vez mais estar oferecendo novos produtos para surtir efeito e para instigar o desejo dos lojistas de realizar a compra. Ele tem ‘n’ fábricas, ‘n’ marcas aqui no mercado, na feira, então eu preciso cada vez mais surpreendê-los”, frisa.

Mercado externo

Durante o SICC, o estande da Calçados Tabita também recebeu a visitação de importadores, especialmente da América Latina e de países árabes. “Sentimos que os clientes internacionais estão bem empolgados para iniciar ou para seguir com o trabalho que já fazem com a gente. Tivemos um saldo bem positivo e estamos bem contentes com o resultado alcançado”, comenta Guilherme Zimmer, da área de exportação da fabricante calçadista.

Zimmer explica que no mercado externo, em alguns casos, leva até um mês após a feira para que o negócio comece a ser alinhado. “Na feira, o cliente internacional vem para ver o produto, para escolher os modelos, fazer a seleção, definir as cores. Posteriormente, fizemos a seleção de amostras, produzimos as amostras. Depois é em seus escritórios que os importadores definem a compra, a quantidade e os modelos. Esse processo leva no mínimo um mês, porque tem o tempo para produzir as amostras e enviá-las. É um trabalho um pouco mais extenso”, detalha.

Com a Capelli Rossi, sua marca própria de calçados em couro voltada ao mercado externo, a Calçados Status (Igrejinha/RS) atendeu clientes latinos-americanos e europeus no SICC. “Divulgamos a troca de coleção no SICC e faremos o lançamento oficial dela na Expo Riva Schuch (feira italiana, que ocorre de 17 a 20 de junho, e é referência internacional parar a indústria calçadista com foco em volume de vendas). Em suma, os clientes vieram, fizeram os pedidos e depois lançaremos a coleção em Garda.”, comenta Julia Petzinger, da área de vendas da Calçados Status.

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