Negócios

Estas 4 calçadistas gaúchas estão entre as principais do Brasil

Publicado em: 23/07/2024 15:10
Última atualização: 23/07/2024 15:14

Em 2024, o Grupo Troca completa 30 anos de história. Não à toa, estratégias atualizam e reafirmam o compromisso com resultados eficazes e que agreguem valor ao mercado fabril calçadista. “Nossa missão em prestar serviços ágeis e diferenciados propõe o fomento e o desenvolvimento de parcerias sólidas e confiáveis com grandes players, justificando e facilitando o crescimento de cadeias produtivas no Brasil”, pondera o diretor-executivo do Grupo Troca, Luis Alberto Costa. A seguir, confira detalhes e informações sobre quatro das principais calçadistas gaúchas!

De acordo com Luis, uma recente convenção definiu as metas e o planejamento dos próximos anos do Grupo Troca. “O encontro significou um importante marco para consolidar decisões e firmar nossa empresa no cenário nacional.” Com 80% da logística direcionada à distribuição de matéria-prima e de produtos acabados, o Grupo Troca desempenha um papel fundamental no impulsionamento do setor calçadista. Contudo, projetam expandir os negócios e atender demandas de novos segmentos. “Nosso portfólio mantém-se com este desenho, mas buscamos alternativas para o crescimento sustentável da organização”, afirma o diretor-executivo.

4 calçadistas gaúchas para conhecer

Nesse sentido, o Grupo Troca se alia ao Jornal Exclusivo, a fim de destacar o setor, principalmente depois das recentes tragédias socioambientais que acometeram o estado. A nova série de vídeos promove quatro calçadistas gaúchas, que estão entre as principais do Brasil: Bebecê (Três Coroas/RS), Bottero (Parobé/RS), Grupo Sugar Shoes (Picada Café/RS) e Usaflex (Igrejinha/RS).

“Inúmeros parceiros, clientes e colaboradores tiveram perdas imensuráveis. Não obstante, participamos ativamente na campanha de transferências de doações, que estimamos em mais de 500 toneladas de mantimentos, água potável, medicamentos, ração animal e outros transportados de forma solidária”, finaliza Luis.

Para acompanhar as principais notícias sobre o mercado calçadista, siga o Jornal Exclusivo no Instagram.

Assista aos vídeos a seguir:

Usaflex detalha projeto de expansão

“A Usaflex é pioneira e líder na fabricação de calçados que priorizam o estilo, a inovação e o conforto para todas as mulheres”, sustenta a diretora jurídica/DHO, Daniela Colombo. Fundada há 26 anos em Igrejinha/RS, a marca reúne 3 mil colaboradores nos quatro pontos fabris do estado e produz cerca de 25 mil pares por dia.

A calçadista, presente em mais de 60 países, também possui uma unidade administrativa em São Paulo e dois centros de distribuição. “Em junho de 2023, inauguramos o de Igrejinha, sendo esta uma importante etapa para o projeto de expansão da companhia”, celebra o gerente de Logística, Márcio Roos

De acordo com o profissional, a otimização da operação resulta em processos ágeis, melhor organização e maior vantagem competitiva frente ao mercado. Além disso, destacam o compromisso em ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, em tradução livre), por meio de metas que abarcam o desenvolvimento econômico e a redução da pegada de carbono.

Bebecê aposta na moda com conforto

Unir conforto e moda em produtos femininos é o pilar da Bebecê (Três Coroas/RS), que atua no mercado há quase 40 anos. De acordo com o gerente administrativo, Cícero Stahl, a empresa produz cerca de 18 mil pares por dia e está presente em mais de 15 países. Ele também enfatiza as conquistas dos selos ABVTEX e Origem Sustentável, na categoria Diamante, como resultados da prática de processos produtivos socialmente responsáveis.

Em relação ao desenvolvimento das coleções, a estilista, Maristela Tormes, reforça a necessidade do olhar plural.“ Trabalhamos com vários estilos de produtos. Precisa ter um mix grande para atender a todas as regiões climáticas ou com diferenças culturais.” A profissional ainda destaca quatro modelos para a primavera/verão 2024/25: sandália adornada por flores, papete com palmilha de EVA, tênis metalizado e scarpin de salto bloco, carro-chefe da marca. “A Bebecê produz calçados sempre alinhados com as principais tendências de moda.”

Sugar Shoes investe no licenciamento de marcas

No mercado desde 1998, a Sugar Shoes (Picada Café/RS) iniciou as atividades com a produção de calçados vulcanizados. “Somos uma empresa que, ao longo do tempo, foi se desenvolvendo em termos de portfólio e de produtos. Evoluímos para os produtos montados, com os solados de EVA e a verticalização dos processos”, sintetiza a diretora da Sugar Shoes e Neorubber, Rodaika Diel

Em 2010, a empresa Neorubber foi fundada em Capela de Santana/RS para atuar na linha de sandálias de dedo. Ao todo, o Grupo comporta cinco indústrias distribuídas no estado e no Ceará e duas marcas próprias, a Diversão e a Street. Mas, conforme destaca Rodaika, a expertise no licenciamento segue em foco. “Já fomos premiados diversas vezes como os maiores licenciados mundiais da Coca-Cola e temos um grande respeito e carinho pelas marcas que pegamos. Esta é a nossa visão de futuro e é assim que esperamos crescer cada vez mais.” Também integram o portfólio Colcci, Forum, Aramis e Hurley.

Couro legítimo como diferencial da Bottero

Fundada em 1985, a Bottero (Parobé/RS) está entre as principais fabricantes de calçados do Brasil, com produção de cerca de 15 mil pares por dia. “A marca trabalha com couro legítimo e é responsável por injetar 100% dos solados, garantindo, assim, mais qualidade ao produto”, assegura o designer de calçado, Gervasio Oliveira

Segundo o profissional, a confecção dos sapatos alia conforto e tecnologia. “Além de medidas especiais para o pé ficar mais confortável, trabalhamos com diferentes espumas para trazer o calce perfeito.” 

Em se tratando das apostas para a temporada quente, o designer destaca os tons terrosos, pastel e metalizados. “Flores cortadas em laser trazem a naturalidade do couro. Junto à tendência, trabalhamos com elementos naturais, como cortiça e corda”, agrega. A fim de acompanhar a cena fashion e se especializar, a calçadista se alia a um birô italiano. “Olhamos muito para o DNA da marca e recebemos informações para estarmos sempre atualizados”, finaliza.

Gosta de se informar sobre negócios, principalmente sobre os que permeiam as calçadistas gaúchas? Então, leia mais notícias aqui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas