Empresa que atende calçadistas avança em transformação cultural
Uma empresa, que atende fabricantes calçadistas, segue avançando em seu processo de transformação cultural. A estratégia de investir em capital cultural é da Artecola Química (Campo Bom/RS), companhia com nove plantas industriais e que produz soluções adesivas para diferentes setores, entre eles o calçadista.
Siga o Exclusivo no Instagram
“Identificamos que a cultura é o principal valor para a construção da Artecola do futuro”, frisa o presidente-executivo da Artecola Química, Eduardo Kunst, em comunicado enviado ao Exclusivo. Do mesmo modo, o empresário explica que a empresa implantou um “processo inovador” para definir o perfil desejado para a transformação cultural. “Assim, em um processo de cocriação com toda nossa equipe, construímos nossa cultura meta (alinha o senso de direção e propósito, orientando os esforços de toda a empresa)”, acrescenta Kunst.
Diagnóstico
O diagnóstico inicial acabou sendo realizado a partir de uma pesquisa com todos os colaboradores, aplicada com o apoio de uma consultoria internacional. Cada pessoa avaliou como via seus próprios valores, os valores da empresa naquele momento e os valores desejáveis para a companhia, em sete aspectos. Entre eles, o desenvolvimento sustentável e a excelência operacional. “A partir desse diagnóstico, passamos a trabalhar na construção da Cultura desejada. Com a participação de todos, iniciamos um processo de profunda transformação que ainda é pouco aplicado nas empresas, o que o torna pioneiro e inovador”, enfatiza o gestor.
Em 2024, depois de definida a cultura meta Artecola, houve um momento prévio de preparação das lideranças. Tudo isso dentro da metodologia de exemplo a partir das lideranças. O resultado do diagnóstico e a cultura desejada acabaram sendo apresentados a todas as equipes. Nesse sentido, a empresa espera melhorias tangíveis no desempenho de líderes, equipes e de toda a organização.
Por fim, quatro pilares, ou valores, acabaram sendo definidos como base para o novo desafio: melhoria contínua, excelência operacional, marcar a diferença e desenvolvimento sustentável. Além disso, eles estão conectados à missão da Artecola, que foi revisada e redesenhada: “Estas mudanças reforçam a compreensão sobre o que fazemos, por que e para quem. Com a cultura meta, não apenas estas questões ficam respondidas, como todos sabem a forma de ação para seguirmos em desenvolvimento”, explica Kunst.
Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail
Share this content: