Em três meses, Nike soma quase R$ 1 bilhão em vendas no Brasil
Em um período de três meses, a Nike somou quase R$ 1 bilhão em vendas no Brasil. No segundo trimestre de 2024, a Fisia (São Paulo/SP), distribuidora da marca esportiva americana no País, registrou R$ 990,6 milhões de receita líquida. O resultado representa um crescimento de 9,3% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Entretanto, em junho, a Nike no Brasil captou R$ 300 milhões para pagar dívidas.
A empresa, integrante do Grupo SBF (São Paulo/SP), dono da rede multicanal de artigos esportivos Centauro, explica, em comunicado enviado ao Exclusivo, que “em continuidade aos esforços de recomposição de preços e redução dos markdowns (calculado como a diferença entre o preço de venda e os custos variáveis diretos associados ao produto) realizados a partir de janeiro deste ano, em mais um trimestre, a Fisia apresentou expansão de margem bruta, +2,7 pontos percentuais em relação ao 2T23 (segundo trimestre de 2023) e +0,6 pontos percentuais comparado ao 1T24 (primeiro trimestre de 2024)”.
Vendas on-line da Nike
Em comparação com o 2T23, o canal digital da Fisia (1P+3P) cresceu 10,9%. “A plataforma digital permanece com uma estratégia mais racional de descontos, concomitante com a redução de estoques”, diz a empresa no comunicado.
Estoques
Além disso, no trimestre, a Fisia contou com a expansão de 17 pontos percentuais nas vendas de itens full price da coleção vigente, e concentrou o nível de remarcação em itens de coleções passadas. Do mesmo modo, o atacado registrou crescimento de 7,5% em relação ao 2T23, com um patamar de margem bruta já normalizado para o canal em comparação com o ano passado. “É importante observar a base de comparação favorável explicada por um alto nível de estoque nos clientes wholesale (atacado) no 2T23”, informa a companhia.
Lojas físicas
Em abril, a Fisia abriu duas novas lojas, a primeira no formato NDIS (Nike Direct Inline Store, têm como foco o público feminino e a categoria lifestyle) no shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, e a segunda no formato NVS (Nike Value Store, uma espécie de outlet da marca) no outlet Premium Imigrantes, em São Paulo. Do mesmo modo, o canal de lojas físicas apresentou crescimento de 9,6% no trimestre.
Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail
Share this content: