Em três anos, Senai-RS investiu R$ 122 milhões para equipar e modernizar unidades
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) termina 2022 com um total de R$ 122 milhões investidos na sua infraestrutura ao longo dos três últimos anos. Os recursos foram usados na compra de equipamentos e na modernização das unidades.
“Estes investimentos possibilitaram a ampliação de oferta de cursos de formação profissional em todo o Rio Grande do Sul, inclusive na preparação de profissionais para atuarem em qualificações requeridas no cenário da Indústria 4.0”, observa o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein.
Equipamentos
Para exemplificar o alinhamento, entre os últimos equipamentos comprados, o Trein cita uma planta didática (que possibilita o exercício de produção das chamadas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0), cinco robôs móveis autônomos (AMR Robots – considerados a evolução do AGV – veículo autoguiado, na tradução para o português), dez robôs colaborativos (que permitem a atuação conjunta com pessoas) e 35 bancadas didáticas 4.0, além da modernização de oficinas e laboratórios. Um total de 29 unidades foram modernizadas.
“Todo este trabalho resultou em 418 novos cursos e 190 mil alunos capacitados no período dos três anos. Emergimos do período pandêmico mais modernos, tecnológicos, seguros, acessíveis, confortáveis e adaptados à indústria”, destaca Trein.
Laboratórios
Neste ano, também foram implantados 39 Senai Labs (laboratórios que permitem o exercício de uma série de tecnologias industriais, como programação de robôs, impressão 3D e demais equipamentos que instigam o raciocínio lógico). Idealizado pelo Departamento Nacional, o espaço maker tem ferramentas e tecnologias que facilitam a busca de soluções de problemas como impressora 3D, braços robóticos e equipamentos que buscam exercitar o senso de empreendedorismo e de inovação dos alunos.
Share this content: