Negócios

Em sua 28ª edição, Inspiramais mantém foco em ESG

Tema está no centro das atenções do salão, que reúne 150 expositores

Publicado em: 10/07/2023 14:46
Última atualização: 03/09/2024 14:49

ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução livre) é a maneira de definir e estabelecer se as práticas de determinada empresa podem ser consideradas ou não socialmente responsáveis e sustentáveis. Ao longo dos últimos anos, o tema tem ganhado força no mundo. No Brasil, conforme relatório da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e do Pacto Global das Nações Unidas, 65% das empresas já incluem informações ESG em seus relatórios anuais. Além disso, 94% dos investidores brasileiros consideram que os fatores ESG são relevantes na tomada de decisões de investimento. E a sigla que virou sinônimo de sustentabilidade segue como um dos focos do 28º Inspiramais - Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade de materiais -, que começa nesta terça-feira (11), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS, com a expectativa de receber 7 mil visitantes do País e do exterior, especialmente da América Latina e Europa.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

"O Inspiramais é um evento que a cada edição chama mais atenção dos compradores, principalmente de mercados mais exigentes em termos de ESG, já que temos grande parte dos expositores apresentando novidades sustentáveis", comenta Silvana Dilly, superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), entidade que promove o salão.

Entre os visitantes que o Inspiramais recebe estão alguns dos principais fabricantes calçadistas da Colômbia e do México, responsáveis pela produção de quase meio milhão de pares por mês. São cinco grupos de empresas, que participam das rodadas de negócios do Projeto Comprador com indústrias brasileiras de componentes para calçados.

O evento reúne 150 expositores, que apresentam mil novos materiais para indústrias dos setores de calçados, vestuário, móveis e bijuterias.

Reciclagem de resíduos

O Grupo Cofrag (Sapiranga/RS) apresenta no Inspiramais a palmilha Scraptech, produzida a partir de resíduos de outras palmilhas e tecidos sintéticos, com fibras provenientes da reciclagem de garrafas PET. Em 2022, a companhia reciclou 450 toneladas de resíduos – a cada tonelada reciclada é possível retornar ao mercado 25 mil pares de palmilhas/mês.

"Entendemos que o Inspiramais se consolida, cada vez mais, a cada ano como um salão extremamente importante para o setor calçadista. Nele, temos a oportunidade de contatar diretamente com os estilistas e mostrar todo o nosso portfólio de produtos e tecnologias", afirma a diretora-executiva do Grupo Cofrag, Carla Haag.

Práticas de Economia Circular

Neste Inspiramais, atendendo às práticas de ESG e Economia Circular, o Grupo JR (Birigui/SP) lança a couraça Clex ND, produzida com TNT 100% polipropileno ou poliéster extrudada e polímeros de EVA.

Segundo o gestor de Desenvolvimento e Qualidade do Grupo JR, Gilson Contel, com a criação desta couraça e de seu processo 100% recicláveis, o ciclo é completo: produto, resíduo, reciclagem e transformação. "A coleta desses resíduos ocorre quando entregamos a mercadoria ao cliente. Com este processo de logística reversa coletamos 387,5 toneladas de aparas para reciclagem em 2022. Para este ano, a estimativa é incrementarmos a coleta de 20% a 30%", comenta Contel.

Serviço:

28º Inspiramais – Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade de materiais
11 de julho (das 10 às 19 horas)
12 de julho (das 10 às 18 horas)
Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 - Sarandi, Porto Alegre/RS)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas