Negócios
Em meio a processo de transformação e queda de 20% nas vendas, Alpargatas anuncia novo CEO
Liel Miranda terá a "missão de liderar a empresa na retomada do crescimento sustentável com excelência operacional"
Última atualização: 17/06/2024 14:14
A Alpargatas (São Paulo/SP), dona da marca de calçados Havaianas, anunciou, no dia 13 de dezembro, o executivo Liel Miranda como seu novo CEO. O anúncio ocorre em meio a um processo de transformação, quatro trimestres consecutivos de prejuízo e queda nas vendas – no terceiro trimestre, volume total de vendas da Havaianas, em milhões de pares, recuou 21,8%, para 51,5 milhões.
Segundo a empresa, Miranda terá "a missão de acelerar a estratégia de criação de valor da Alpargatas, com foco em simplificação, eficiência e crescimento sustentável". “Liel Miranda terá um importante papel na continuidade do processo de transformação iniciado em 2023”, disse a Alpargatas, em comunicado.
A companhia também destacou o papel que Miranda terá ao liderar a empresa na execução de novas estratégias, “aliando a retomada do crescimento sustentável com excelência operacional”.
A Alpargatas tem apresentado vendas fracas e margens estreitas nos últimos trimestres, bem como uma expansão instável para os mercados internacionais. A empresa registrou um prejuízo líquido de R$ 8,5 milhões no terceiro trimestre. Com isso, reverte o lucro obtido no mesmo período do ano passado, de R$ 45,8 milhões.
Perfil
Miranda tem mais de 30 anos de experiência em cargos executivos, com foco de atuação em áreas comerciais e de supply chain. Administrador por formação, ingressou na Souza Cruz como trainee em 1992, ocupando funções comerciais em países como Brasil, China, Canadá e Inglaterra, além da presidência da empresa no Brasil.
Em 2019, iniciou o desafio de presidir a unidade brasileira da gigante alimentícia Mondelz International, onde atuou até este momento. Em sua agenda como líder, Miranda trabalha como temas prioritários a excelência comercial, inovações, engajamento e ESG, e faz parte do conselho do MOVER – Movimento pela Equidade Racial.
Eleito pelo conselho de administração da Alpargatas, Miranda assume a presidência-executiva da Alpargatas, a partir de 1º de fevereiro de 2024, sucedendo Luiz Fernando Edmond, que estava interinamente no cargo desde que Roberto Funari comunicou sua saída em abril.
“Estou entusiasmado com esse novo desafio. A Alpargatas é uma empresa centenária, com forte conexão com a sociedade brasileira, e enorme potencial internacional, com histórico marcado pela transparência com o mercado, e pela força da marca Havaianas, que representa o espírito do brasileiro. Em 2024, me junto ao time Alpargatas para darmos continuidade nessa história de sucesso”, disse Miranda.