Em confraternização, calçadistas de Três Coroas/RS comemoram conquistas e projetam 2024
Na noite dessa quinta-feira (30), o Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC) promoveu sua festa de fim de ano. Na confraternização, que reuniu associados, parceiros de negócios e lideranças políticas do Vale do Paranhana no Sítio Capannone, em Três Coroas/RS, os calçadistas comemoraram as conquistas de 2023 e projetaram o próximo ano.
Entre as conquistas elencadas está o pleito ICMS Igual Para Todos, capitaneado pelo SICTC e que foi atendido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com o novo modelo de tributação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o setor calçadista, com alíquota de 3%, equivalente à praticada em Santa Catarina, e que vigora a partir de 2024.
“Foi a conquista de uma batalha que já estávamos enfrentando desde o primeiro pleito em 2009”, frisa o presidente do SICTC, João Batista Vargas de Souza.
Ambiental
O dirigente também destacou a recuperação da área em que eram depositados os resíduos industriais da indústria calçadista de Três Coroas. Em julho, o SICTC devolveu o local para prefeitura de Três Coroas. Desde 2017, em um projeto pioneiro, o sindicato já havia zerado o passivo ambiental de suas empresas associadas.
Três Coroas Shoes
Os calçadistas também comemoraram a internacionalização do Três Coroas Shoes, projeto que fomenta e incentiva a produção de calçados no polo trescoroense, com a participação em feiras italianas como a Expo Riva Schuh e a Micam.
“Já renovamos nosso apoio para o projeto em 2024”, disse o prefeito de Três Coroas, Alcindo de Azevedo (PSDB), durante a confraternização.
Apoio
O deputado estadual Joel Wilhelm (PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, reforçou o apoio às iniciativas do SICTC. “Sempre serei parceiro da inciativa privada, que é o que movimenta a nossa economia, que gera emprego e renda”, disse.
2024
Para o próximo ano, o presidente do SICTC comenta que o sindicato trabalha em um projeto “embrião” voltado à melhoria da gestão das empresas e que terá prosseguimento na próxima gestão da entidade. Além disso, o dirigente solicitou à Prefeitura a elaboração de um plano de desenvolvimento econômico da cidade.
Homenagem
A noite também foi de homenagem. O executivo comercial do SICTC, Juliano Mapelli, foi homenageado por seus 35 anos de trabalho dedicados ao sindicato.
Share this content: