×

Daniela Colombo: foco na melhoria individual e coletiva

Daniela Colombo: foco na melhoria individual e coletiva

Formada em Direito pela Feevale, com MBA em Gestão de Pessoas na Unisinos, Daniela Paula Colombo recebeu em 2010 a desafiadora missão de criar uma área jurídica na Usaflex (Igrejinha/RS). Única mulher na diretoria, é responsável também pelo endomarketing, a parte de estratégia de ESG, entre outras funções. Tem atuado junto à equipe com projetos de valorização e empoderamento de mulheres para que possam ocupar também espaços de liderança. Em constante aperfeiçoamento, ela conta um pouco mais sobre a trajetória profissional, desafios, motivações e expectativas para 2023.

Como você ingressou no setor calçadista?
Antes mesmo da minha formação em Direito, já trabalhava na indústria calçadista e me apaixonei por esse meio empresarial, tanto pela própria indústria como estar em um ambiente que é muito dinâmico. Trabalhava na parte administrativa, e quando fiz estágio no escritório de advocacia, na sequência assumi uma posição como sócia, e os meus clientes eram predominantemente calçadistas. A indústria sempre foi muito presente na minha vida profissional, tanto que logo fui convidada pela Usaflex – uma das minhas clientes -, para implementar o departamento jurídico interno. A empresa tinha a necessidade pelo tamanho que estava tomando e pelos próprios objetivos estratégicos. Aceitei porque gosto muito do ambiente empresarial, por já ter carinho e paixão pela empresa. Gostava da atuação no escritório, mas sentia um pouco de falta dessa dinâmica e agilidade que há numa empresa.

Quais os desafios em atuar na gestão de pessoas e como diretora jurídica?
Sou responsável pela área jurídica, de desenvolvimento humano e organizacional, endomarketing, ESG. Tenho um time grande e em todas as áreas atuo com o desafio principal de despertar nas lideranças e na equipe o senso de pertencimento e propósito, além de ter preocupação com planejamento e direcionamento bem definidos. Envolvo todos na construção das ações realizadas, dando espaço para cada um poder contribuir. Ver o desenvolvimento das pessoas, o brilho no olho ao promover as transformações, perceber o quanto se realizam ao acompanhar o resultado e as conquistas do trabalho é o principal combustível. Ninguém é nada sozinho e, se queremos algo grande e importante, que nos traga orgulho, precisamos fazer isso em ciclo. Alcançar o sucesso com esforço coletivo é muito mais prazeroso.

Qual a representatividade desse cargo para você?
Foi um caminho construído com dedicação e esforço, tenho muito orgulho da minha trajetória. Estar nessa posição representa responsabilidade e compromisso com a Usaflex. Foi e segue sendo uma caminhada de muito aprendizado, e o que dá mais prazer é a possibilidade de inspirar e desenvolver outras pessoas pelo exemplo, e despertar a motivação para alcançarmos juntos os objetivos dos negócios. Não existe nada mais gratificante do que isso. Sou apaixonada pelo que faço e grata por todas as pessoas importantes que estiveram comigo. Acredito que sou o resultado desses muitos encontros de lideranças e colegas especiais que tive até aqui.

O que diria para quem deseja chegar numa posição de destaque como a sua?
Buscar o autoconhecimento pode auxiliar na construção e trajetória profissional, e sempre pensar no que pode melhorar o seu ambiente. Cada um de nós tem características que podem contribuir positivamente para onde quer que estejamos. Devemos focar em trazer melhorias, além de ter paixão e dedicação. Isso também é um círculo virtuoso que pode ajudar na construção de um caminho de realização.

O setor calçadista ainda tem predominância masculina. Como é ser gestora nesse ramo? O que as mulheres podem fazer para ocupar mais espaços de liderança?
Felizmente, observando os dados mais recentes, além dos muros da Usaflex, a presença de líderes femininas no mercado de trabalho vem evoluindo. Ainda temos uma caminhada, mas essa evolução incentiva as empresas a cada vez mais promover ações de educação, valorização de líderes mulheres, contratação de profissionais do gênero feminino. Estamos colhendo bons frutos, além das empresas estarem mais conscientes das vantagens da diversidade. Percebo também um número maior de rede de apoio para as mulheres ocuparem os espaços que almejam. Isso é importante para fortalecer as mulheres e quebrar padrões que hoje já não se sustentam. Nós mulheres estamos cada vez mais bem preparadas, devemos investir também na busca do autoconhecimento, pois ficamos mais conscientes das nossas potencialidades. Quando reconhecemos o valor e o poder de quem somos, abrimos espaço para nossa essência, de exercer uma liderança autêntica e livre.

“Apesar do público feminino ser maioria, inclusive no ensino superior nas universidades, as mulheres ainda encontram algumas barreiras para atuação em nível mais alto.”

A Usaflex tem um quadro de colaboradores representado na maioria por mulheres. É uma forma de promover a participação feminina no mercado de trabalho?
Varia de 65% a 70%, estamos com 67% atualmente. Entendemos que faz parte do nosso papel social e valores promover a igualdade. A participação da mulher no mercado de trabalho vem crescendo positivamente. Mas, apesar do público feminino ser maioria, inclusive no ensino superior nas universidades, as mulheres ainda encontram algumas barreiras para atuação em nível mais alto. Dessa forma, nosso maior desafio é capacitar e despertar nas mulheres a busca pelo seu espaço para aumentar o percentual nos cargos de liderança.

Quais são as expectativas para 2023?
São muito positivas. A vida é não linear, sempre vamos ter desafios. Tenho a mania de olhar muito o que está no meu controle e fazer a minha parte para ter um ano excelente, seja na vida pessoal ou nos negócios, e claro, aquela pausa que todo final de ciclo e início de novo merece para poder planejar bem as ações. É preciso ter isso bem definido para que tenhamos o resultado desejado. É a gente que faz nosso ano feliz, através das atitudes, como lidamos com as dificuldades, que vão sempre existir, mas como lidar com elas é que faz a grande diferença.

E aqui na Usaflex 2023 vai ser um ano de aceleração e crescimento. Entendemos que o ano de 2022 foi um ano em que, praticamente, equiparamos com 2019 porque em 2020 e 2021 tivemos a pandemia que realmente trouxe um período grande de desaceleração. Então talvez tenhamos crescimento um pouco maior, mas em 2023 enxergamos como o ano de aceleração, um ano que dá para fazer o que faríamos em dois. Estamos planejando e alinhando com o time todo, engajando todo mundo para isso.

Share this content:

Publicar comentário