Negócios
Curtumes brasileiros projetam US$ 5,8 milhões em negócios após feira mexicana
Empresas nacionais participaram da 62ª Anpic, um dos principais eventos voltados ao setor coureiro-calçadista na América Latina
Última atualização: 08/07/2024 08:54
Entre os dias 25 e 27 de outubro, seis curtumes brasileiros participaram como expositores da 62ª edição da Anpic, uma das principais feiras de máquinas, equipamentos, materiais, moda e tecnologia para o setor coureiro-calçadista na América Latina, ocorrida em León, no México. Após o evento, a projeção é de negócios na ordem de US$ 5,8 milhões.
As empresas brasileiras participaram da Anpic com o apoio do Brazilian Leather – projeto de internacionalização do setor coureiro brasileiro gerenciado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
"É o terceiro ano consecutivo de participação do Brazilian Leather na Anpic, e vemos a evolução do reconhecimento sobre o couro brasileiro. É uma construção que temos feito em um mercado que está crescendo e com tendência positiva pelo movimento de descentralização dos núcleos produtivos no mundo”, avalia Rogério Cunha, da área de inteligência comercial do CICB, que pontua a importância das exportações do México para os Estados Unidos.
Ana María Carpio Mendonza, presidente-executiva da Apimex – organizadora da Anpic –, reforça as oportunidades de nearshoring (produção mais próxima da zona de consumo) em solo mexicano e a aproximação do Brasil desse mercado por meio da feira. “Os curtumes brasileiros têm um papel importante na feira e são sempre muito aguardados aqui. Tivemos 854 expositores nesta Anpic e números em toda a cadeia que já chegam próximos à edição de 2019, pré-pandemia”, afirma.
(*) Com informações do CICB.