Coopershoes celebra 25 anos de história e responsabilidade social
Fundada 3 de setembro de 1998, a Coopershoes (Picada Café/RS) é uma empresa nascida da comunidade, para a comunidade. Prestes a comemorar 25 anos, a cooperativa especializada em calçados vulcanizados/cementados nasceu do sonho de um grupo de pessoas, que tinham o desejo de criar uma companhia que não fabricasse apenas calçados, mas que impactasse positivamente a vida das pessoas.
Responsável por iniciar a disseminação de um novo método de vulcanização de calçados em autoclave em 1998, a Coopershoes produz, atualmente, em torno de 10 milhões de pares de calcados por ano. Além disso, possui cinco plantas industriais – duas no Ceará, duas no Rio Grande do Sul e uma na Argentina – e exporta para Uruguai, Paraguai, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador.
O segredo da solidez da Coopershoes, depois de 25 anos de mercado calçadista, é a inquietação por sempre olhar para o futuro e buscar a evolução. “A Coopershoes ainda preserva a tradição de fazer calçados de maneira manual, mas nunca deixamos de buscar a evolução com o passar dos anos. Aprimoramos nossas tecnologias e formulações, o processo de vulcanização, o conhecimento de nossos colaboradores e esse diferencial nos trouxe reconhecimento e certificações internacionais”, conta Altamir Antônio Breda, o Gringo, presidente da empresa.
Essa expertise trouxe grandes parcerias, como a marca norte-americana Converse, que já dura 20 anos. “Em um primeiro momento, nos adaptamos às normas internacionais de qualidade e investimos na qualificação de nossos colaboradores. Hoje, contamos com um laboratório com o que há de mais moderno e nossos produtos possuem a qualidade exigida por grandes marcas globais”, enfatiza Gringo.
O colaborador como protagonista do sucesso
“Nós criamos a empresa para dar segurança e tranquilidade para nossos colaboradores e seus familiares. Nosso foco são as pessoas”. afirma o empresário. Com aproximadamente 10 mil colaboradores, a empresa adota a metodologia de aprendizagem e desenvolvimento 70:20:10, que preza pelo espírito coletivo e a construção de um futuro melhor para as pessoas.
“Nossa metodologia é simples de compreender: acreditamos que se o colaborador dedicar 70% do seu aprendizado em experiências adquiridas durante o trabalho, nas tarefas do dia a dia; 20% em processos de observações, como mentorias, feedback com sua gestão; e 10% realizando cursos internos ou externos, terá um desenvolvimento completo e saudável. Contribuindo diretamente para o crescimento do negócio”, explica Gringo.
No entanto, é feita uma análise do perfil dos colaboradores em cada unidade da Coopershoes, antes de escolher o modelo de formação para cada um deles, visando sempre o melhor aproveitamento e absorção do conteúdo. As ferramentas mais frequentes são: formações presenciais, com aulas ministradas por especialistas internos ou externos, em local apropriado; formações à distância, em que a Coopershoes possibilita o acesso aos colaboradores, de acordo com a necessidade de cada um; e formação no posto de trabalho, com transmissão “in loco” de conhecimentos e habilidades com especialistas.
Outro diferencial da cooperativa é que todos os colaboradores podem ser beneficiados com um auxílio para capacitar e incentivar as pessoas por meio de cursos de curta duração, graduações, pós-graduações e cursos técnicos. Com estes estímulos, o funcionário conseguirá acompanhar a evolução da empresa e crescerá profissionalmente.
No ramo calçadista há mais de 40 anos, Gringo mantém sua mente visionária e sabe que o futuro começa no primeiro passo em direção a novas frentes, como e-commerce, lojas próprias, outlets e aumento da capacidade produtiva. “Não basta ser uma indústria fortalecida, é preciso pensar em novas ideias, em inovação. Nosso propósito sempre foi criar soluções de valor para a vida das pessoas e continuaremos assim, levando oportunidades e novos passos para um futuro melhor para nossa comunidade”, conclui.
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