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Conheça Celso Jorge, fundador da marca de calçados Luz da Lua
Empresário Celso Antônio Jorge fundou a Luz da Lua, que hoje emprega 1,3 mil pessoas.
Última atualização: 12/08/2024 15:50
Celso Antônio Jorge é o fundador e diretor-presidente da Luz da Lua (Novo Hamburgo/RS), marca de bolsas, calçados e acessórios com matérias-primas selecionadas e exclusivas. Natural de Ibicaré/SC – região pela qual tem grande apreço –, sempre buscou se destacar e dar o seu melhor. O resultado disso foram conquistas pessoais e profissionais. Aos 63 anos, é casado com Maria Izabel Deves Jorge, com quem fundou a Luz da Lua. Também é pai de Henrique Antônio Jorge, seu sucessor direto e diretor de operações da empresa, e Nina Maria Jorge, que exercita a criatividade no setor de estilo & desenvolvimento. Além disso, tem orgulho em contribuir diariamente tanto com o crescimento dos mais de 1,3 mil colaboradores diretos quanto com o desenvolvimento do setor calçadista.
Formado em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Celso nunca fez curso técnico de calçado. “Mas, aprendi muito na escola da vida. Na nossa atividade, temos surpresas a todo momento/o tempo todo. Costumo dizer que, diariamente, abrimos uma nova fábrica às 7 horas a fechamos às 17h30 – e é assim que encaramos o nosso negócio desde o início. Cada dia, um novo desafio”, comenta.
Começo da trajetória profissional
O início da trajetória profissional de Celso foi no bar e armazém do pai, em Ibicaré, onde, segundo ele, adquiriu experiência em relações interpessoais. Depois, ingressou no Banco Estadual de Santa Catarina (BESC). Após se desenvolver na área administrativa, buscou novos desafios na Perdigão – hoje BRF, uma das maiores produtoras de alimentos de proteína in natura e congelados do mundo. Inicialmente assumiu um projeto para a área de agricultura e, posteriormente, entrou para a divisão de couros da companhia. “Como o Vale do Sinos era um polo de calçados muito forte na época, recebi a missão de entender como poderíamos atender melhor essa região, especialmente na venda de couros, e acabei me encantando por esse setor”, enfatiza.
Luz da Lua: início como marca de bolsas
Como estava próximo às fábricas de calçados na região do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul e tinha muito conhecimento sobre couro, devido à sua trajetória atuando neste segmento, especialmente na divisão coureira da Perdigão, Celso percebeu a oportunidade de investir, naquele momento, nesta área. “Porém, o calçado já era muito forte (no Vale do Sinos) e vi que poderíamos aproveitar a expertise da região para fabricar, também, bolsas. Por isso, decidi iniciar a Luz da Lua como uma marca de bolsas”, explica o empresário.
Couro: o grande sucesso da Luz da Lua
Celso conta que a ideia de criar a Luz da Lua começou entre amigos. “Como me dava muito bem com os empresários do Vale do Sinos, algumas fábricas produziam bolsas para a minha esposa, Izabel, com couros diferenciados que eu mesmo desenvolvia”, frisa. Após anos de mercado, adquiriu conhecimentos que permitiram à ele trabalhar com a matéria-prima da “melhor forma possível”, explorando texturas e acabamentos diferenciados. “Inclusive, estes são os couros que continuam sendo, até hoje, o nosso grande sucesso no mercado. E, não à toa, naquela época muitos se encantaram com as peças e materiais, nos incentivando a apostar neste negócio. Assim, decidimos investir na fábrica de bolsas”, afirma o empresário.
Na avaliação de seu fundador, o principal atributo dos produtos da marca Luz da Lua é o processo feito à mão (handmade) e a “arte de fazer” bolsas e calçados. “Este, sem dúvida, é o nosso grande diferencial – e é algo que nunca abriremos mão. Mas é claro que isso não significa que vamos ficar parados no tempo. Por isso, o artesanal da Luz da Lua é aliado a muita tecnologia”, aponta. Desde o início, a empresa sempre teve a cultura de modernizar suas fábricas, investindo, no mínimo, 50% do resultado do ano anterior. “Estamos sempre adquirindo máquinas e apostando em recursos inovadores para melhorar tanto a qualidade de nossos produtos quanto a experiência dos nossos colaboradores. Nossas plantas industriais, por exemplo, são todas climatizadas”, cita.
Gente
A preocupação de Celso em relação ao desenvolvimento de seus 1,3 mil colaboradores é algo intrínseco na cultura da Luz da Lua, de investir no capital humano. “Para nós, nada valeria a pena se não tivéssemos pessoas felizes trabalhando junto conosco. Este é um valor inegociável para a Luz da Lua. Queremos que todos cresçam junto com a empresa – e isso sempre ficou claro”, pontua. A empresa oferece vários benefícios que visam reter talentos e garantir que os “melhores profissionais continuem conosco”. “É uma relação de respeito e reconhecimento mútua”, adiciona o empresário.
Ao mesmo tempo, o gestor acrescenta que a equipe de trabalho da Luz da Lua é formada por um “time multidisciplinar, que nos traz soluções e provocações diariamente".
30 anos de muitos desafios
Ao longo da trajetória de 30 anos de mercado, Celso conta que a Luz da Lua passou por muitos desafios. “Mas sempre nos cercamos dos melhores profissionais do mercado, que nos auxiliaram muito em todo o nosso crescimento”, comenta. Além disso, ele acrescenta que o objetivo sempre foi muito claro e “conseguimos transmitir esse propósito para todos que estão na empresa (e também todos que já passaram por aqui): fazer a Luz da Lua se diferenciar pela qualidade, exclusividade e sofisticação em seus produtos”.
"Convicção dos valores"
Para Celso, a maior dificuldade “não é a nossa atividade em si, mas sim essa insegurança política e jurídica” do Brasil. “É desafiador ser empresário. A instabilidade político-econômica influencia muito os negócios. Mas, temos convicção de nossos valores e não deixamos o medo nos paralisar.”
Mesmo diante das adversidades que independem dos empresários – que, segundo Celso, estão relacionadas ao poder público, a Luz da Lua está investindo mais de R$ 100 milhões em uma nova sede, em Estância Velha/RS. De acordo com o gestor serão abertos 800 postos de trabalho quando o projeto for concluído. “Estamos muito felizes em poder proporcionar um espaço adequado, moderno e atualizado para as nossas equipes. Afinal, as pessoas são o alicerce da nossa empresa”, aponta o empresário.
Este conteúdo faz parte da série Feed de Mercado, que dá sequência ao projeto Calçado & Carreira. Capitaneado pelo Jornal Exclusivo e Orisol do Brasil, apresenta cases inspiradores e valoriza os profissionais que fazem a diferença no setor calçadista, tanto no mercado nacional como internacional.
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