×

Com recuperação judicial suspensa, calçadista confirma demissões em duas fábricas

Com recuperação judicial suspensa, calçadista confirma demissões em duas fábricas

Com recuperação judicial suspensa desde novembro do ano passado pelo Tribunal de Justiça do Sergipe, o Grupo Dok (Birigui/SP), fabricante de marcas de calçados como Ortopé e Bical, anunciou nesta quarta-feira, 21, “desligamento de parte” de seus colaboradores nas fábricas de Birigui/SP e Frei Paulo/SE. A empresa não informou quantos funcionários foram demitidos.

Em nota enviada ao Exclusivo, o Grupo Dok informa que as demissões “decorrem do grave cenário macroeconômico e dos desafios enfrentados pela indústria calçadista nacional” e que está “trabalhando ao máximo para que a redução dos postos de trabalho resulte no menor impacto possível para as comunidades e que este foi a última opção após a adoção de uma série de medidas para evitá-las”.

“Decisão unilateral”

Segundo a companhia, a “decisão unilateral” do Tribunal de Justiça do Sergipe em suspender sua recuperação judicial fez com que fornecedores, clientes e demais players “recuassem no fomento da empresa, o que ocasionou em queda no faturamento e piora da estrutura de capital”. A fabricante calçadista informa que está tentando, desde então, reverter a decisão judicial e espera consegui-la em breve. “Essa suspensão, além do Grupo Dok, prejudica os trabalhadores e credores sujeitos à recuperação judicial”, diz o comunicado.

Novo diretor estatutário

O Grupo Dok destaca que, “em reforço de sua governança corporativa”, nomeou, em 29 de janeiro, Pedro Henrique Torres Bianchi como seu novo diretor estatutário. Bianchi tem a função de responder legalmente pela empresa e liderar a negociação com os credores.

Manifestações

O Exclusivo contatou o Sindicato dos Sapateiros de Birigui e o Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias de. Calçados, Fiação e Tecelagem nos Municípios de Frei Paulo, Carira, Ribeirópolis e Lagarto (Sindcafit), mas não obteve nenhum posicionamento das entidades sindicais até a publicação deste conteúdo.

Share this content:

Publicar comentário