Negócios

Com produção e emprego em queda, indústria do RS começa o ano desaquecida

Segundo a Fiergs, resultado veio abaixo do comportamento histórico para o primeiro mês do ano

Publicado em: 24/02/2023 11:21
Última atualização: 12/09/2024 11:22

O ano de 2023 começa com desaquecimento na indústria gaúcha e queda na produção e no emprego. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), os resultados vieram abaixo do comportamento histórico para o primeiro mês do ano, e as expectativas dos empresários não indicam mudança no cenário.

Conforme a Sondagem Industrial, divulgada pela Fiergs na quinta-feira, 23, a produção da indústria gaúcha não cresce há cinco meses, afetando o emprego, que registrou a quarta contração consecutiva.

A utilização da capacidade instalada (UCI) atingiu 67% em janeiro, 1,5 ponto percentual a menos do que o padrão histórico do primeiro mês do ano. Já o índice de UCI em relação ao nível usual atingiu o menor valor desde junho de 2020: 39,4 pontos. É a maior distância observada nos últimos 31 meses entre a UCI e o nível considerado normal pelos empresários, em claro sinal de desaquecimento da atividade.

Os estoques de produtos finais começaram o ano em queda na comparação com dezembro: o índice de evolução chegou a 47,9 pontos. Mas em relação ao planejado, continuaram acima do esperado pela indústria gaúcha (51,4 pontos), que registra acúmulo de estoques indesejados desde setembro de 2021.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas