×

Com produção e emprego em queda, indústria do RS começa o ano desaquecida

Com produção e emprego em queda, indústria do RS começa o ano desaquecida

O ano de 2023 começa com desaquecimento na indústria gaúcha e queda na produção e no emprego. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), os resultados vieram abaixo do comportamento histórico para o primeiro mês do ano, e as expectativas dos empresários não indicam mudança no cenário.

Conforme a Sondagem Industrial, divulgada pela Fiergs na quinta-feira, 23, a produção da indústria gaúcha não cresce há cinco meses, afetando o emprego, que registrou a quarta contração consecutiva.

A utilização da capacidade instalada (UCI) atingiu 67% em janeiro, 1,5 ponto percentual a menos do que o padrão histórico do primeiro mês do ano. Já o índice de UCI em relação ao nível usual atingiu o menor valor desde junho de 2020: 39,4 pontos. É a maior distância observada nos últimos 31 meses entre a UCI e o nível considerado normal pelos empresários, em claro sinal de desaquecimento da atividade.

Os estoques de produtos finais começaram o ano em queda na comparação com dezembro: o índice de evolução chegou a 47,9 pontos. Mas em relação ao planejado, continuaram acima do esperado pela indústria gaúcha (51,4 pontos), que registra acúmulo de estoques indesejados desde setembro de 2021.

Share this content:

Publicar comentário