Negócios

Colombianos buscam acordo de irmanamento com Novo Hamburgo

Visita ocorreu durante a 46ª edição da Fimec

Publicado em: 04/04/2023 16:25
Última atualização: 09/09/2024 16:26

Uma delegação oficial de San Jose de Cúcuta, na Colômbia, veio ao Brasil durante a Fimec para se encontrar com representantes públicos em uma visita chamada por eles de “Encontro das Capitais do Calçado”. Isto porque Cúcuta é o município referência para o setor naquele País, assim como Novo Hamburgo é para o Brasil. O encontro contou com a participação de 16 empresários colombianos, que já acompanham as iniciativas realizadas para fortalecer o setor empresarial, e que têm a intenção de elaborar um documento de irmanamento entre os países para criar uma política estável de transferência de conhecimento e experiência.

A viagem foi liderada pela coordenadora da Secretaria de Banco del Progreso da Prefeitura de Cúcuta, Michelle Carvajal, e contou com o apoio do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauricio Fernando Sánchez. Segundo Michelle, a iniciativa buscou promover a participação destes empresários na feira. “Para que possam conhecer as tendências, máquinas, tecnologias e inovação disponíveis no mercado brasileiro”, comentou. Entre os participantes da comitiva estiveram o presidente da Associação dos Peleteros de Cúcuta e o presidente da Associação do Setor de Calçados de Cúcuta.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

Conforme o diretor presidente da Fenac, Diego Martinez, que acompanhou a reunião entre a comitiva de colombianos com a prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, o trabalho desenvolvido no evento já tem como foco a Fimec de 2024, que deverá contar com uma participação ainda mais expressiva de representantes dos países latino-americanos. "Realizamos a reunião para formalizar esta parceira e para que estes acordos não se percam com o passar dos anos. Este irmanamento garante que, venha o que vier, o acordo continuará", explica Martinez.

De acordo com a prefeita, Fátima Daudt, Novo Hamburgo está sempre aberto para explorar as possibilidades de intensificação da relação com outras cidades, a exemplo da proposta do município de Cúcuta apresentada durante a Fimec. “A assinatura de um irmanamento é uma das formas para incentivar a troca de experiências”, destaca.

Para se tornar efetivo, porém, o processo de requer um detalhamento prévio do escopo da parceria como também previsão orçamentária por ambas as partes para implementar as ações previstas no escopo geral. “Por isso, estamos aguardando por essa manifestação de interesse e faremos avaliação interna a respeito da melhor forma para avançar nessa parceria”, completa.

PERU
Ainda durante a Fimec 2023, a prefeita Fátima Daudt assinou carta de intenções de irmanamento com o prefeito de El Porvenir, no Peru, Juan Carranza Ventura, que também tem um setor calçadista atuante e que inaugurou neste mês o Centro de Formação da Indústria do Calçado. A proposta é estreitar laços de amizade e cooperação como início de uma aliança estratégica frutífera.

Ventura pretende unir e desenvolver grandes projetos no sistema tecnológico, treinamento e maquinário para estar na vanguarda calçadista. Neste sentido, a proposta abre grandes possibilidades de negócios entre Novo Hamburgo e a cidade peruana. “Novo Hamburgo é o berço das empresas de insumos calçadistas e é um exemplo para os países da América Latina e do mundo”, avaliou Ventura.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas