Negócios
Calçados seguem liderando lista de presentes no Dia dos Namorados
Cerca de 36,4% dos consumidores devem ir às compras na data comemorativa
Última atualização: 05/09/2024 16:47
Cerca de 35,6% dos consumidores brasileiros pretendem presentear com calçados no Dia dos Namorados deste ano. A informação é da pesquisa nacional Pinion/Associação Comercial de São Paulo (ACSP) de intenção de compras para a data comemorativa.
Contudo, a intenção de compra da categoria roupas, calçados e acessórios diminuiu em relação a 2022, ficando ainda mais abaixo do registrado durante o período pré-pandemia (60/70%).
Tal como no ano passado, nas intenções de compra prevalecem presentes de uso pessoal e de menor valor – pagos à vista, o que segundo a ACSP é normal para a data –, ao contrário do Dia das Mães quando, além desses presentes, se somam produtos para o lar, como móveis e eletrodomésticos.
Até R$ 300 em presentes
A pesquisa também revela que, neste ano, 36,4% dos consumidores brasileiros pretendem presentear no Dia dos Namorados, com presentes de até R$ 300 – a maioria dos consumidores (74,8%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 300.
“Na comparação com o ano passado, houve aumento importante na proporção do grupo que quer gastar mais e uma redução na porcentagem relativa no grupo dos que querem comprar presentes mais em conta”, explica o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP), Ulisses Ruiz de Gamboa.
De todo modo, a maioria daqueles que mostraram intenção de adquirir presentes para a data estariam dispostos a gastar mais e preferem realizar as compras em pequenos estabelecimentos e de forma presencial, o que seria muito positivo para o varejo mais tradicional.