Negócios

Calçados Jacob, fabricante da marca Kildare, é vendida

Calçadista acabou sendo adquirida por empresa da área de equipamentos para fitness

Publicado em: 11/01/2023 15:00
Última atualização: 13/09/2024 15:01

Após alguns meses de negociação, foi oficializada, nessa terça-feira (10), a venda da Indústria de Calçados Jacob LTDA, fabricante e detentora da marca de calçados masculinos Kildare. A companhia calçadista, fundada há 94 anos em Novo Hamburgo/RS e com fábricas em Maratá/RS e Cachoeira do Sul/RS, acabou sendo adquirida pela Dream Indústria e Comércio LTDA, empresa de equipamentos para fitness com sede em Sapiranga/RS. Não foram revelados os valores do negócio e nem de investimentos futuros.

"A venda foi feita ainda no ano passado. Os novos proprietários já estavam na Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios, ocorrida em novembro de 2022, em Gramado -, conversando com o mercado. A informação nunca foi negada, nem a venda e nem quem eram os novos donos. De fato, desde lá era uma informação que estava circulando de maneira informal, porque era preciso aguardar a assinatura do contrato, que ocorreu nesta semana", revelou uma fonte ao Exclusivo.

Os novos donos da Jacob confirmaram a transferência da sede administrativa da calçadista para Sapiranga assim como a manutenção das operações fabris em Cachoeira do Sul e Maratá. Os 200 empregos diretos gerados pelas duas fábricas também serão mantidos.

Geneci da Luz, sócia da empresa que adquiriu a Jacob, destaca que o foco inicial está em ampliar a atuação da calçadista. "Queremos honrar a história lendária da Jacob, ampliando seu portfólio de produtos e investindo na marca, buscando atender não só os clientes atuais, mas também objetivando novos mercados", conta.

A Jacob atua no Brasil e em outros 30 países. As exportações respondem por até 30% dos negócios.

Maratá

Em fevereiro do ano passado, a Jacob reabriu a fábrica de Maratá, que havia sido fechada em novembro de 2020. A unidade foi reativada em prédio próprio com quatro pavilhões. A primeira operação no Vale do Caí começou em 25 de agosto de 1997, chegando a gerar 400 empregos e atingindo faturamento de R$ 30 milhões. Quando paralisou as atividades em 2020, a empresa faturava R$ 3 milhões.

História

A Jacob foi fundada em 22 de dezembro de 1928. A então Jacob & Cia era dirigida pelo alemão Kurt Jacob juntamente com seu sócio, Adolfo Jaeger. Inicialmente, fabricava sandálias da marca Cruzeiro. Ao final da década de 1940, a empresa calçadista mudou sua razão social, passando a denominar-se Calçados Jacob S/A. Nos anos 70, consolidou-se com a criação da marca Kildare. 

ExclusivoGrupo Editorial Sinos
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas