Destaques
Calçadista brasileira vai fechar fábrica na Argentina
Nos próximos dias, uma calçadista brasileira confirmou que vai fechar uma de suas duas fábricas na Argentina.
Última atualização: 07/01/2025 10:38
Uma calçadista brasileira vai fechar, nos próximos dias, uma fábrica na Argentina. O Grupo Dass (Ivoti/RS), considerada a maior operação integrada de gestão e sourcing para marcas esportivas da América Latina, anunciou o fechamento da unidade industrial de Coronel Suárez, no centro-sul da província de Buenos Aires, onde são produzidos calçados para a Adidas. Ao Exclusivo, a comunicação corporativa da companhia no Brasil confirmou o encerramento das operações, ainda em janeiro, da planta produtiva, assim como o desligamento de 330 colaboradores.
Siga o Exclusivo no Instagram
No comunicado, o Grupo Dass informa, sobretudo, que suas operações na Argentina serão direcionadas para a unidade industrial da companhia em Eldorado, na província de Missiones, onde são produzidos calçados para as marcas Nike, Asics, Fila e Umbro.
“A consolidação da produção em uma única planta acabou sendo decidida após uma análise exaustiva de variáveis. Entre elas estão logística, eficiência operacional, estrutura de pessoal e demanda produtiva”, diz a empresa em um outro comunicado enviado à imprensa argentina.
Unificação das operações da calçadista na Argentina
De acordo com o Grupo Dass, a unificação das operações na unidade industrial de Eldorado responde a um plano estratégico. "Que acabou sendo desenhado para otimizar processos e reforçar a sua posição no mercado, garantindo uma gestão de excelência”. Do mesmo modo, a companhia reitera que a decisão pelo fechamento da fábrica em Coronel Suárez "atende à uma nova dinâmica de mercado" na Argentina. "O que representa uma mudança no ciclo econômico do país caracterizado por novas condições comerciais”, diz o comunicado.
O Grupo Dass está presente na Argentina desde 2008. Nesse ínterim, investiu no país o equivalente a US$ 185 milhões. Além disso, no ano passado, em suas duas unidades industriais argentinas (Coronel Suárez e Eldorado), a companhia produziu 7,8 milhões de pares.
Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail