×

Balanço positivo para a indústria italiana em 2022

Balanço positivo para a indústria italiana em 2022

O setor calçadista italiano continua a sua trajetória de recuperação pós-pandemia e registrou nos primeiros nove meses de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, um aumento de dois dígitos no volume de negócios (+13,9% entre as empresas associadas). Os dados são parte de um relatório elaborado pelo Centro de Estudos da Confindustria Moda para Assocalzaturifici.

O boletim divulgado nesta segunda-feira, 9, também destaca um aumento nas exportações (+23,7% em valor e +11,7% em volume, impulsionadas pelas marcas de luxo). Os números já ultrapassaram os níveis pré-Covid (com exceção, no entanto, de sapatos com cabedal de couro, que têm uma diferença de -11% em volume em relação a 2019).

Segundo a presidente da Assocalzaturifici, Giovanna Ceolini, apesar do aumento de dois dígitos no volume de negócios do setor em 2022, prevendo-se o regresso aos níveis pré-pandemia, e o resultado positivo da maioria das variáveis, um aumento acentuado dos custos está a corroer as margens da empresa.

“Que precisam enfrentar, além dos aumentos dos preços das matérias-primas, o aumento sem precedentes dos custos de energia. Há também uma significativa falta de homogeneidade entre as empresas, com duas em cada cinco ainda tendo volume de negócios abaixo dos níveis pré-crise”, afirma.

Share this content:

Publicar comentário