Destaques

Artecola recicla 7 toneladas de resíduos; aumento de 50%

A Artecola utilizou 7 toneladas de materiais provenientes de fontes recicladas como matéria-prima no ano passado.

Publicado em: 10/09/2024 11:29
Última atualização: 10/09/2024 11:55

A Artecola (Campo Bom/RS), que produz soluções adesivas e atende diferentes setores como o calçadista, tem reduzido o impacto de suas atividades. No ano passado, a companhia reciclou 7 toneladas de resíduos – utilizou materiais provenientes de fontes recicladas como matéria-prima –, aumento de 50% em relação a 2022. Os dados constam no Relatório de Sustentabilidade 2023 divulgado recentemente pela empresa.

Das 7 toneladas recicladas em 2023, a Artecola transformou em novos produtos tanto resíduos próprios quanto de outros setores industriais. Do mesmo modo, no ano passado, a companhia atingiu a meta corporativa de 73% da receita líquida com produtos sustentáveis.

De acordo com a Artecola, em comunicado enviado ao Exclusivo, "uma das grandes conquistas do ano" na área ambiental foi a condição de empresa carbono neutro. Sobretudo, a companhia aplicou a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, o padrão IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas), para mapear as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e fazer o cálculo do sequestro de carbono. Os dados comprovam a emissão neutra de CO².

Siga o Exclusivo no Instagram

"Profunda transformação cultural" na cadeia de fornecimento

A companhia, que conta com três áreas de negócios (indústria, varejo e extrusão) e nove plantas industriais em seis países (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru), começou, no ano passado, "uma profunda transformação cultural". A empresa, que lidera ranking de empresas internacionalizadas na região sul, integrou a gestão de supply chain (cadeia de fornecimento, em português), com a adoção de um modelo de referência de classe mundial. Do mesmo modo, o percentual comprado de fornecedores locais em 2023 correspondeu a 80% no Brasil, 55% na Colômbia, 60% no Chile, 83% no México e 59% no Peru.

Artecola tem nove plantas industriais, uma delas é em Campo Bom/RS

Outra iniciativa envolve a avaliação de fornecedores, que passou a incluir o grau de sustentabilidade como métrica para o grau de excelência dos parceiros. Nesse sentido, em 2023, mais de 1.350 fornecedores acabaram sendo avaliados. “A média do grau de sustentabilidade atingiu 82%, demonstrando um compromisso excepcional dos fornecedores com práticas sustentáveis”, destaca o presidente-executivo da Artecola, Eduardo Kunst.

Por fim, a íntegra do Relatório de Sustentabilidade 2023 da Artecola está disponível para consulta no site
(artecolaquimica.com.br), na aba sustentabilidade.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas