Negócios

Artecola conquista nível máximo em certificação ESG da indústria do calçado

Empresa, que completou 75 anos de mercado, conquistou o selo diamante do Origem Sustentável

Publicado em: 08/05/2023 10:22
Última atualização: 09/09/2024 10:25

A Artecola (Campo Bom/RS), companhia que produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para sete setores distintos, entre eles o calçadista, recebeu o selo diamante, a certificação máxima do Origem Sustentável – único programa de ESG e sustentabilidade do mundo voltado para a cadeia produtiva do calçado. A entrega do certificado ocorreu no sábado, 6, em meio às comemorações de 75 anos de mercado da empresa.

O tema sustentabilidade vem sendo tratado há décadas na Artecola. A Fundação Francisco Xavier Kunst, fundada em 1984, demarcou o início da atuação social da companhia. Na mesma época, o foco em produtos mais sustentáveis foi o começo desse processo na área ambiental. Depois, a empresa evoluiu para a visão amadurecida que é praticada hoje, atuando nos pilares econômico, social, cultural e ambiental.

“Nos últimos anos, verificamos que o assunto ganhou ainda maior importância, o que foi um grande motivo de comemoração, porque já estávamos alinhados a esse objetivo e preparados para corresponder a muitas demandas que antes não eram tão valorizadas pelo mercado e pela sociedade”, destaca o presidente-executivo da Artecola, Eduardo Kunst, frisando que além de todos os ganhos para a sociedade, os projetos sustentáveis fortalecem tecnologias exclusivas e proporcionam vantagens competitivas para a companhia.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

Relatório de sustentabilidade

Parte das ações sustentáveis da empresa pode ser conferida no Relatório de Sustentabilidade, que divulga o desempenho ESG, alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os dez princípios do Pacto Global. Entre os resultados divulgados, estão o índice de 80% de reciclagem de seus próprios resíduos e a reutilização de 4.580 toneladas de material, próprio e de outras indústrias, como matéria-prima. Já o percentual de Receita Líquida apurada a partir de produtos sustentáveis chegou a 59% em 2022.

Origem Sustentável

Desenvolvido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas