Destaques

Após chuvas no RS, Calçados Fradelli projeta sistema de contenção

No mês passado, a empresa foi uma das afetadas pelas chuvas enchente causada pela maior precipitação hídrica que o Rio Grande do Sul já experimentou.

Publicado em: 17/06/2024 16:47
Última atualização: 17/06/2024 16:48

“Voltamos! E voltamos mais fortes”. Com esta frase a Calçados Fradelli, de Três Coroas, publicou um post em suas redes sociais mostrando voluntários da comunidade e colaboradores organizando as instalações da fábrica e preparando-se para o recomeço. No mês passado, a empresa foi uma das afetadas pelas chuvas enchente causada pela maior precipitação hídrica que o Rio Grande do Sul já experimentou. Agora, a companhia se prepara para criar um sistema que evite novos alagamentos.

Instalada em prédio próprio de 521 metros quadrados, a Fradelli sofreu prejuízos severos em equipamentos e matérias-primas, por exemplo. A diretora administrativa, Taiana Bergamo, comenta, ainda, sobre as perdas afetivas. “Como somos uma empresa familiar, nossa história pessoal também está ligada a este endereço”, relata. Os sócios da Fradelli, inclusive, tiveram perda total em seus imóveis, que ficam em terrenos juntos ao da fábrica.

Contando com o apoio dos colaboradores e de voluntários, que participaram de todo o processo de limpeza e remontagem da indústria, Taiana afirma que o próximo passo é olhar para o futuro. “Estamos trabalhando com uma consultoria para elaborar um plano de contenção de águas, para evitar novas perdas”.

Segundo ela, este foi o aprendizado depois de passar pela segunda situação de enchente. “Temos que atuar preventivamente, criando sistemas de proteção que evitem que tenhamos que passar por isto novamente”. A Fradelli tem capacidade para produzir 5 mil pares de calçados por dia. A empresa atua nos mais diversos segmentos.

Siga o Exclusivo no Instagram

Calçados Fradelli se recupera após a enchente

10 mil pares perdidos na Calçados Fradelli

Com a enchente do início de maio, a Calçados Fradelli perdeu 10 mil pares que estavam prontos para serem entregues. Especializada em pré-fabricado, a indústria produz para terceiros, no sistema de private label.

Segundo a gestora Taiana Bergamo, a esperança da recuperação está baseada, sobretudo, no relacionamento de confiança que mantém com os seus clientes, alguns com mais de dez anos de parceria.

Ela ressalta que o setor comercial está trabalhando para buscar novos clientes e promover uma retomada rápida. O objetivo é garantir os postos de trabalho que a indústria gera. “E talvez até aumentar a nossa capacidade de contratação”, finaliza.

RR Componentes supera enchente

Entre as empresas do setor calçadista que sofreram prejuízos impostos pelas enchentes também está a RR Componentes, com sede em Três Coroas. ​Conforme o diretor da empresa, Robson Nascimento, a parte mais afetada foi a administrativa, com equipamentos de escritório danificados. Enquanto que no endereço da área industrial, os estragos foram menores.

Assim, a empresa de componentes para calçados ficou uma semana com as atividades suspensas, prazo para aguardar a água baixar e para fazer a limpeza. Entre os 80 colaboradores, 14 tiveram perdas de todos os bens dentro de seus imóveis, por exemplo. Eles foram apoiados pela empresa e por parceiros.

Entretanto a expectativa de Nascimento é de uma recuperação rápida. Por isso, ele está motivado pelo movimento nacional para que os brasileiros deem preferência por produtos do Rio Grande do Sul, e pela onda de solidariedade recebida de todas as partes do País. “Acreditamos que vamos reerguer o nosso Estado no menor tempo possível”.

Por fim, como não perdeu nada do estoque de matérias-primas e materiais já acabados, a RR Componentes já está pronta para atender às demandas de seus clientes. “E acreditamos que poderemos contribuir para a agilidade da recuperação do nosso segmento”, avalia o diretor.

Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas