Negócios
Após 45 anos, Rosnei Alfredo da Silva deixa a Bibi
Após 45 anos de dedicação à fabricante de calçados infantis Bibi, Rosnei Alfredo da Silva, anunciou sua saída da empresa.
Última atualização: 30/04/2024 16:04
No começo deste mês, após 45 anos de dedicação à fabricante de calçados infantis Bibi (Parobé/RS), Rosnei Alfredo da Silva, sócio-diretor da calçadista, anunciou sua saída da empresa. Atualmente, ele exercia o cargo de diretor administrativo e financeiro da companhia, que cresceu 5% em 2023 e projeta incrementar o faturamento em 21,6% neste ano.
Em entrevista ao Exclusivo, Rosnei comentou que a decisão de deixar a empresa foi sendo pensada e estruturada ao longo dos últimos três anos, em um processo em conjunto com a calçadista. "O processo de sucessão é algo natural dentro da cultura da Bibi. Tomei várias decisões no meu trabalho ao longo destes 45 anos pela razão e esta decisão foi pelo coração", frisa.
Siga o Exclusivo no Instagram
Sobre o sentimento de deixar a Calçados Bibi após mais de quatro décadas de dedicação à empresa, ele destaca que a sensação é uma só. "A sensação é de dever cumprido, sempre atuei unido pela Bibi e pelo setor calçadista brasileiro", salienta.
Próximos projetos de Rosnei Alfredo da Silva
Rosnei adianta ao Exclusivo que, após deixar a Calçados Bibi, não seguirá para o conselho de administração da empresa. "Mas, sigo à disposição, no que a empresa precisar, é só me chamar", pontua. Agora, ele disse que quer se dedicar à família e viajar. "Estou pensando também em algumas ações de voluntariado e em breve, após digamos um 'ano sabático', quero colocar em prática outros projetos pessoais", conta.
Agradecimento especial
Em nota enviada ao Exclusivo, a Calçados Bibi faz um agradecimento especial à Rosnei por sua atuação na empresa. "Rosnei será sempre lembrado pelo seu legado na Bibi e também no mercado calçadista de forma geral devido a sua contribuição gigante dos últimos 45 anos em prol do protagonismo do setor. Diante disso, em nome da Bibi, gostaríamos de agradecer todo trabalho desenvolvido com maestria por este profissional, que é parte da história de 75 anos de sucesso da marca pioneira em calçados infantis no Brasil".
Na nota, a calçadista também informa que Rosnei será sucedido por Maurício de Vargas, cuja trajetória na companhia soma 28 anos, atuando como gestor da área contábil. Ele foi nomeado pela empresa e seus conselheiros para assumir a posição de gestor administrativo e financeiro.
Trajetória na Calçados Bibi
Rosnei conta que o ingresso como colaborador na Calçados Bibi foi algo natural, incentivado pelos pais, Rainita e Lory, um dos fundadores da empresa. "Eles trabalharam nas áreas de corte e costura. Após o nascimento do irmão Rosnaldo (atual diretor de competitividade da Calçados Bibi), minha mãe passou a costurar em casa para a Bibi e aos 10 anos de idade tive o primeiro contato com uma máquina de costura, aprendi a colocar linha e a lubrificar a máquina. Ajudava minha mãe nestas tarefas", comenta.
O primeiro trabalho de Rosnei na Bibi foi como office boy, aos 14 anos de idade. Depois passou por diversos setores da empresa como as áreas de cobrança, custos, suprimentos, comercial, até chegar ao financeiro. "Fiz digamos um tour pela empresa", frisa.
Dirigente do setor calçadista
Entre os anos de 2016 e 2019, Rosnei presidiu a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Ele segue como integrante do conselho da entidade de classe. O executivo também presidiu o Sindicato das Indústrias de Calçados de Parobé/RS.