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Alpargatas, dona da Havaianas, registra lucro e reverte prejuízo
A Alpargatas somou R$ 57 milhões de lucro no terceiro trimestre de 2024 e reverteu prejuízo de R$ 8,5 milhões.
Última atualização: 08/11/2024 11:19
A Alpargatas (São Paulo/SP) registrou lucro no terceiro trimestre de 2024. Ao mesmo tempo, a dona da marca de sandálias Havaianas reverte um prejuízo líquido de R$ 8,5 milhões reportado no mesmo período do ano passado. O resultado foi divulgado pela companhia nesta quinta-feira (7) em comunicado de mercado.
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O lucro líquido consolidado da Alpargatas no terceiro trimestre foi de R$ 57,3 milhões. Em comunicado de mercado, a empresa explica que o resultado é reflexo da redução de custos operacionais e de melhorias na estrutura de capital.
No ano passado, o prejuízo da Alpargatas chegou a R$ 1,6 bilhão e o lucro líquido caiu 92%.
Avanço de 78,1% no EBITDA da Alpargatas
No terceiro trimestre de 2024, a Alpargatas alcançou R$ 137 milhões de EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Um avanço de 78,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Segundo a companhia, este resultado, sobretudo, considera aumento substancial nos investimentos com Marketing, reconstrução de provisionamentos de pagamento de bônus e efeitos referentes ao write-off (ato de remover um ativo ou uma dívida do balanço patrimonial) de matéria-prima e produtos acabados. "A Alpargatas apresentou novamente evolução no EBITDA, demonstrando consistência na evolução comercial nos negócios de Havaianas e disciplina na redução de custos e despesas", diz a empresa em comunicado.
Havaianas no mercado interno
No mercado interno, a Havaianas comercializou 55,6 milhões de pares no trimestre e 144,1 milhões nos nove meses de 2024, com crescimentos de 13% e 15,2%, respectivamente, em relação aos mesmos períodos de 2023. Conforme a empresa, o incremento no volume comercializado "parte de uma base de comparação mais normalizada, após um primeiro semestre de desestocagem e adequação do níveis de estoque na cadeia".
No terceiro trimestre, como parte da estratégia de vendas, a companhia antecipou parte do volume de vendas da Havaianas que era esperado para o trimestre seguinte. A empresa justifica que esta ação decorre do período de composição do estoque para a sazonalidade do Brasil com um "descolamento entre sell-in e sell-out".
Mercado externo
A Havaianas vendeu 4,6 milhões de pares no mercado externo durante o terceiro trimestre, crescimento de 13,5%. Este foi o primeiro trimestre, desde o quarto trimestre de 2022, com alta no volume comercializado na comparação anual. No entanto, o resultado de nove meses apresenta queda de 1,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Por outro lado, a operação americana da Havaianas apresentou crescimento de 35% no volume do trimestre. Resultado impulsionado pelo maior volume vendido nos canais digitais e off-price (lojas com preços promocionais). Por fim, o processo de padronização das diretrizes comerciais para os mercados distribuidores, de APAC (Ásia-Pacífico) e LATAM (América Latina), refletiu na queda de 6,6% no volume de pares vendidos, comparado ao terceiro trimestre de 2023, resultado alinhado à estratégia de priorização de rentabilidade das operações.
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