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À beira da falência, grife de sapatos que calçou Madonna é vendida

À beira da falência, grife de sapatos que calçou Madonna é vendida

Nesta quinta-feira (29), exatamente seis meses após entrar em concordata, a marca francesa de sapatos de couro Clergerie foi vendida. A grife, criada em 1981 e que já calçou celebridades como a saudosa atriz Lauren Bacall e a cantora Madonna, foi adquirida pela companhia especializada em calçados de alto padrão Titan Footwear, subsidiária do grupo californiano Titan Industries, que pagou 700 mil euros pelos direitos de nome (naming rights) da Clergerie e assumiu compromisso de manter 45% da força de trabalho da empresa e investir 6,5 milhões de euros na operação – desenvolvimento, produção e relançamento da marca.

Entre os meses de abril e maio, a Clergerie havia recebido cinco ofertas parciais de compra. Por a marca estar em concordata, o negócio precisou passar pela aprovação da Justiça francesa, que aceitou nesta quinta-feira (29), a oferta da Titan Footwear, a única que manteve a oferta.

Em dificuldades

Desde 2020, a grife era controlada pela empresa francesa French Legacy Group (FLG). “A situação da marca era muito frágil quando a adquirimos, e o impacto da pandemia e a guerra na Ucrânia foram um ‘choque duplo’. ‘Batemos no muro’ com a diminuição do tráfego de clientes nas lojas físicas, prazos de entrega mais longos e atrasos no envio das matérias-primas e insumos dos fornecedores”, comentou o presidente da FLG, Jerome Espinos, à AFP em abril.

Produção na França

A Clergerie foi fundada em 1981 pelo designer francês Robert Clergerie. Seus sapatos são produzidos em uma fábrica própria na cidade de Romans-sur-Isère, considerada a histórica capital francesa do calçado. Até então, a grife era a única empresa a produzir calçados de couro no país europeu. A empresa possui lojas na França, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Japão. No Brasil, os sapatos Clergerie são comercializados pela plataforma global de tecnologia para moda de luxo Farfetch.

A Titan Footwear assumiu o compromisso de seguir com a produção da Clergerie na França pelos próximos dois anos. Após este período, a empresa americana estuda realocar a fabricação dos calçados da marca francesa em países como Índia, China e Marrocos – países em que a Titan já demanda a produção de suas demais marcas de calçados. Também indicou que pretende manter 45% da força de trabalho, reduzindo seu quadro em áreas como costura, prototipagem, montagem e acabamento.

Portfólio de marcas

No ano passado, a Titan Footwear alcançou lucro bruto de US$ 50 milhões. A empresa detém as marcas de calçados Badgley Mischka, L’Agence, Daniel x Diamond e Dee Ocleppo. Já desenvolveu coleções em collab com a cantora Gwen Stefani e com a atriz e cantora Zendaya.

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