Setor de moda praia movimenta quase R$ 14 milhões em evento
Evento voltado ao setor de moda praia brasileiro movimentou R$ 13,6 milhões em vendas. Resultado corresponde a rodada de negócios do programa Exporta Mais Brasil, ocorrida entre 19 e 22 de agosto, em Natal/RN. A iniciativa, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), contou com a participação de 39 empresas nacionais do segmento e 19 compradores estrangeiros de nove países.
Conforme a ApexBrasil, acabaram sendo realizadas 423 reuniões, que colocaram em diálogo 39 vendedores de 17 estados brasileiros (Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins) e 13 compradores de nove países (África do Sul, Emirados Árabes, Estados Unidos, Japão, Peru, Portugal, Reino Unido, Rússia e Uruguai).
Força feminina
Das 39 empresas que participaram da rodada, 38 são comandadas por mulheres, evidenciando a relevância da liderança feminina no setor. Uma delas foi a Ondas Kids (Santa Cruz do Capibaribe/PE), que possui uma linha licenciada do desenho animado infantil Mundo Bita. “Viemos para essa rodada porque vimos grandes oportunidade para negócios e para mostrar o ‘Mundo Bita’ para todo o mundo. A gente já conversou com quatro países, entre eles Rússia e Estados Unidos, e estamos encantadas com o que estamos vendo”, destaca a CEO da empresa, Clea Jaci.
Compradores internacionais
Entre os compradores internacionais da rodada estava a CEO do marketplace português Fio d’Água, Teresa Brito. Ela comenta que aceitou o convite para participar do Exporta Mais Brasil para prospectar novas marcas e, especialmente, busca de peças de alta qualidade. “Encontrei marcas muito interessantes e foi, sem dúvida, muito produtivo. Foi combinado com várias delas a produção em parceria”, conta a compradora. Do mesmo modo, ela acrescenta que esse “projeto inovador” é uma forma de “casar” o Brasil com Portugal.
Desfile
Além de se reunirem com as 39 empresas brasileiras, os 13 representantes de importadoras, distribuidoras, lojas, boutiques e marketingplaces estrangeiros conheceram as instalações das empresas Matersol, da Fio a Fio e da Areia Dourada, produtoras potiguares que participaram das rodadas de negócios. Os compradores também assistiram a um desfile de moda ao pôr do sol, ,em que as marcas participantes apresentaram suas coleções.
Exporta Mais Brasil
Liderado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o País, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Nesse sentido, por meio da iniciativa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.
Desde o lançamento, em 2023, o Exporta Mais Brasil já completou 22 rodadas pelo País dedicadas a diferentes setores produtivos. Além disso, foram cerca de cinco mil reuniões de negócios entre mais de 730 empresas brasileiras e mais de 240 compradores de 63 países. A expectativa de geração de negócios deve ultrapassar R$ 469,5 milhões.
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