Produzido tênis com a menor emissão de gás carbônico do mundo
Foram quase dez anos de pesquisa e evolução para a Asics chegar neste ponto: o tênis Gel-Lyte III CM 1.95, o modelo com a menor emissão de C02 (gás carbônico) do mundo dos sneakers. O nome é justamente uma alusão a essa marca, já que são emitidos 1.95 kg de Co2 por par em sua produção. O menor número visto em um sneaker comercial até hoje.
Para efeito de comparação, a fabricação de um tênis regular consome em média 13 kg de Co2 por par, o que equivale a deixar as luzes acessas de uma casa sem desligar por uma semana. Até o momento, o tênis com menor emissões era o Adidas Adizero x Allbirds com 2.94 kg. Estimativas apontam que a indústria de tênis sozinha seja responsável por 700 milhões de toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa a cada ano no planeta.
Zerar as emissões em toda a produção
Segundo a Asics, o Gel-Lyte III CM 1.95 é o primeiro passo para o objetivo final da marca que é ter zero emissões em toda a sua linha fabril até 2050. O processo começou com uma parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 2010 para estabelecer um padrão mais fidedigno de mensuração das emissões.
Investimento em materiais
Para chegar no número do Gel-Lyte III CM 1.95, além de mudanças na manufatura, a Asics também investiu em outros tipos de materiais. A espuma do tênis foi concebida em um processo carbono negativo, que consiste em uma fusão de bio polímeros derivados da cana-de-açúcar. Grande parte do cabedal é feito com poliéster reciclado. A intenção é usar 100% deste material nos cabedais até 2030.
Chegada ao mercado
Ainda não há uma data final de lançamento e mais detalhes comerciais do modelo. Mas, a Asics confirmou que o Gel-Lyte III CM 1.95 chegará ao mercado no terceiro trimestre de 2023.
Share this content: