Marca de moda infantil adiciona detalhes em braile em calçados
A marca de moda infantil Pampili (Birigui/SP) desenvolveu uma tecnologia inclusiva, com escrita em braile para calçados e acessórios.
O projeto, iniciado no ano passado, surgiu a partir de pesquisas realizadas pela marca, que apontaram que meninas cegas ou com baixa visão sentiam falta de autonomia na hora do calce dos calçados. De acordo com o relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), no Brasil, 33 mil crianças são cegas e outras 140 mil são portadoras de baixa visão.
A marca incluiu braile nos solados, para indicar qual calçado deve ser usado no lado direto e qual no esquerdo. Além disso, alguns produtos também trazem mensagens em braile como: ‘seja feliz’ ou seja ‘seja luz’.
“Começo de uma jornada”
Além da funcionalidade, que busca sanar uma dificuldade e trazer conforto, é importante lembrar que os produtos inclusivos andam lado a lado com a beleza e o estilo, sem nenhuma diferença no valor dos itens. “Esse é o começo de uma longa jornada que temos por aí. Quando você abraça a diversidade, você acaba impulsionando outras marcas para olhar para as meninas diversas. É um movimento do mercado que passa a olhar para o todo. Temos que tratar as individualidades, sabendo que juntas, as meninas são plural”, destaca o sócio-diretor da Pampili, Diego Colli.
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