À beira da falência, plataforma de moda de luxo Farfetch é vendida por US$ 500 milhões
Após meses à beira da falência, chegando a perder mais de US$ 2 bilhões em valor de mercado e acumulando dívida de US$ 1,15 bilhão, a plataforma de comércio eletrônico de artigos de luxo Farfetch foi adquirida, nesta segunda-feira (18), por US$ 500 milhões, pela Coupang, o maior e-commerce da Coreia do Sul. Como parte do acordo, a companhia sul-coreana vai fechar o capital da empresa comprada, que já chegou a ser considerada o mais importante site de venda de produtos de moda de alto padrão do mundo. Tão logo o negócio foi fechado, as ações da Farfetch negociadas na Bolsa de Valores de Nova York caíram 35%.
Fundada pelo empresário português José Neves e atualmente sediada em Londres (Inglaterra), a Farfetch abriu seu capital na bolsa nova-iorquina em 2018, com o apoio de investidores como a chinesa Alibaba, o grupo de luxo suíço Richemont e a Artemis, holding da família francesa Pinault, que possui marcas de luxo como Gucci e Balenciaga.
Ascensão e declínio
À medida que a Farfetch agregava consumidores e marcas de luxo, seu valor de mercado chegou a US$ 23 bilhões. Porém, seu declínio começou em meados de 2019. Uma aquisição surpresa da empresa italiana New Guards Group por US$ 675 milhões, juntamente com prejuízos maiores do que o esperado, resultaram em uma perda superior a US$ 2 bilhões em seu valor de mercado naquele ano.
Desde então, uma desaceleração do mercado de luxo no pós-pandemia e um crescimento descontrolado de dívidas e custos derrubaram o valor de mercado em 91%, para US$ 200 milhões. No segundo trimestre de 2023, a empresa reportou um prejuízo de US$ 281,3 milhões, em comparação com o lucro de US$ 67,7 milhões no mesmo período do ano passado. Além disso, a companhia revelou uma dívida acumulada de US$ 1,15 bilhão.
Share this content: