Vitrine de novidades: Inspiramais redefine os padrões da moda
Unindo moda, responsabilidade social e ambiental, em sua 29ª edição, o Inspiramais traz a Porto Alegre/RS nesta terça e quarta-feira (dias 23 e 24) mais de mil lançamentos para os setores de calçados, confecção, móveis e bijuterias. O Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade de materiais ocorre no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), das 10 às 19 horas no primeiro dia, e das 10 às 18 horas no segundo.
Os mais de 150 expositores trazem a antecipação de tendências, e o evento promove a conexão entre designers e o fortalecimento da visibilidade das marcas. Redefinindo os padrões da indústria da moda, o Inspiramais espera mais de sete mil visitantes do Brasil e do mundo, principalmente da América Latina. Esta edição recebe 22 grupos internacionais de nove países: Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Guatemala, México, Peru, Portugal e República Dominicana.
O 29º Inspiramais é uma promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa Brazilian Materials e o patrocínio do Sebrae Nacional.
Internacionalização e atrativos do Salão
A cada edição, o salão internacional apresenta inovações. Conforme a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, são várias as novidades do evento. Além dos convidados especiais, o salão recebe muitos visitantes vindos por conta própria. Para ela, isso reforça a força da indústria nacional para esses compradores, evidenciando o Brasil como líder na fabricação de componentes, calçados e materiais têxteis.
Entre os destaques da edição está a exposição do projeto Ecoar, iniciativa da Arezzo&Co (Campo Bom/RS). O concurso de sustentabilidade recebeu mais de 200 inscrições, destacando cinco ganhadores que terão uma exposição no Inspiramais e abrem o painel de palestras do primeiro dia, trazendo a relevância de discutir sobre a sustentabilidade na indústria, explorar os diferenciais oriundos da natureza e promover a integração desses conceitos no design.
Silvana destaca ainda uma palestra para a faixa etária acima dos 50 anos, abordando a oportunidade da economia prata e como o perfil desse público tem evoluído. O Inspiramais oferece uma oficina de aplicação do fio Repreve, tecnologia que utiliza garrafas plásticas recicladas em tecidos para a indústria, traz um projeto de bolsas com 15 empresas do setor, para rodadas de negócios temáticas, entre outras.
Compromisso com a sustentabilidade
Desde a primeira edição o Inspiramais desenvolve iniciativas de sustentabilidade. “Todos falam que a indústria precisa se preparar com materiais sustentáveis, quem faz o evento também tem que mostrar isso. A indústria que não começar a trabalhar com a sustentabilidade agora, daqui dez ou 15 anos estará fora do mercado”, pontua Silvana.
Os estandes padronizados do salão visam reduzir resíduos, eliminando a necessidade de investimentos em materiais gráficos e painéis de LED. A sinalização do evento é produzida com resíduos da indústria de plástico, e os presentes para convidados vips foram confeccionados a partir de amostras da exposição anterior, transformando o desperdício em oportunidade.
Mercado em transformação
Para Silvana, a mudança mais significativa das 29 edições foi a evolução da cultura do visitante. “O visitante era extremamente acostumado a chegar em eventos com viés comercial, não tinha nenhum evento da indústria de materiais com a proposta de conteúdo e até da curadoria de exposição dos materiais”, recorda. Hoje, visitantes e expositores encaram o Inspiramais não apenas como um evento de negócios, mas também como fonte de inspiração.
Conexões intergeracionais
A tradicional pesquisa das tendências apresentadas no Inspiramais leva em consideração a metodologia da pirâmide: no topo (10%) as inovações disruptivas, o meio (30%) o planejamento e desenvolvimento das coleções e a base (60%) as confirmações do mercado. Esta edição traz o tema Intergeracional 2025_I, abordando a conexão entre gerações.
Conforme o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal, Walter Rodrigues, a pesquisa teve como base o contexto mundial, considerando fatores econômicos, culturais e sociais. Um aspecto destacado por ele é a presença simultânea de cinco gerações na sociedade atual, resultado da medicina, longevidade e mudanças culturais, e aponta o design como a ponte de conexão entre essas gerações, permitindo que as experiências de cada uma sejam refletidas nos produtos de moda.
“Mas, o que isso impacta para um projeto de moda? Não podemos mais olhar para as gerações, por exemplo, baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964) e achar que eles não entendem de moda, pois vivenciaram a moda e passaram por todas as revoluções, a questão da contracultura, da revolução sexual, do movimento feminista. A partir dos anos 1960 foi uma revolução constante e essas pessoas quando compram, o produto tem que dialogar com as pessoas e suas vivências porque moda tem muito de nostalgia, traz confiança”, observa.
Experiência sensorial, tendências e materiais variados ganham destaque
A sala de descompressão proporcionará uma experiência sensorial. No espaço os visitantes são imersos em um diálogo visual e histórico, e o contraste da maneira de vestir em diferentes gerações.
Na abordagem das tendências, Rodrigues revela que o Inspiramais apresentará uma vibrante paleta de cores, com tons inovadores e combinações únicas que desafiam as convenções tradicionais. Ele destaca a presença de estampas vibrantes, desenhos fortes e coloridos, contrastando com materiais extremamente neutros em textura, funcionais e alinhados com o processo circular. A aposta na cor marrom reflete seu pragmatismo e formalidade no vestir que tem sido observada nos desfiles masculinos, e a efervescência do tema western, recente em desfiles também são destaques da mostra.
Confira a programação completa:
23/01 – Terça-feira, das 10 às 19 horas:
10h30 às 11h10 – Palestras de Inspirações 2025_I
Intergeracional Conheça as etapas 10, 30 e 60% da Metodologia da Pirâmide de Produtos, com Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais
13h30 às 14 horas – Como impulsionar a inovação e sustentabilidade
Com uso de recursos incentivados e os palestrantes Suelen Joner, Head de sustentabilidade do grupo Arezzo&Co, Flavio Enninger, Diretor Executivo – Quattro Projetos Culturais e Instituto Cultural Quattro e Sioduhi Piratapuya, fundador e Diretor Criativo da Sioduhi Studio
14h15 às 14h45 – Do insight à excelência
Metodologias e Processos Criativos de Sucesso, com Ricardo Benucci, fundador e diretor criativo da Benucci Products
15 às 15h30 – Comunicação para sustentabilidade sem Greenwashing
Um bate-papo entre Cora Design e Alme, com Laura Madalosso, cofundadora da consultoria Cora Design e Isabella Barbieri, head de operações da Alme, marca sustentável do grupo Arezzo&Co
15h45 às 16h15 – Fashion Technology Toward Sustainability – USA
Fashion Technology, com Jordana Guimarães, Co-Fundadora da Fashinnovation: Bridging the Gap Between the Fashions e Technology
16h30 às 17 horas – O poder da geração 50+
Oportunidades de Negócios da Economia Prata, com Patricia Parenza, jornalista e influenciadora 50+
17h15 às 17h45 – Materiais da Amazônia
Desafios e oportunidades para indústria da moda, com Sioduhi Paulino de Lima – Sioduhi Piratapuya, fundador e Diretor Criativo da Sioduhi Studio
24/01 – Quarta-feira, das 10 às 18 horas:
10h30 às 11h15 – Tecnologia antiodor e antifúngica sustentável
Para os segmentos têxtil e calçadista, com Daniel A. Duggan, gerente comercial TNS Nano
11h15 às 12 horas – Proud South
Com Lili Tedde, diretora da Edelkoort South
13h15 às 14 horas – Preview 2025_II
Periféricos, com Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais
14h15 às 14h45 – Hub Conexão Criativa
Conheça as soluções criativas em sustentabilidade e inovação apresentadas pelo Impact Business Ecosystem, com Flávia Vanelli, curadora do projeto e consultora em Gestão de Design no Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais
15 às 15h40 – Preview do Couro 2025_II
Periféricos, com Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, Marnei Carminatti, coordenador do projeto e consultor em Gestão de Design no Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais e Ramon Oliveira Soares, consultor em Gestão de Design
16h15 às 16h45 – Sustentabilidade
O reuso como estratégia de negócio – Case re.sí ateliê, com Amanda Py Camargo, criadora e designer da empresa
Saiba mais:
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