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Zero Grau: um novo pensar para o calçado brasileiro

Zero Grau: um novo pensar para o calçado brasileiro

O cenário da moda outono/inverno 2024 está prestes a ganhar um novo capítulo com a realização da 13ª edição da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, que acontece de 20 a 22 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado/RS, prometendo superar as expectativas da indústria e do varejo.

A feira conta com 230 expositores, que respondem por 1,3 mil marcas, e espera receber nos três dias mais de 12 mil visitantes, incluindo lojistas brasileiros, importadores, representantes e profissionais do setor coureiro-calçadista de todo o mundo, com maior destaque para a América Latina.

“Nossa feira vai sair dos pavilhões do Serra Park. Temos certeza que a onda que vamos criar nos corredores, nos estandes, nos palcos de discussões, na cidade, vai movimentar ainda mais o segmento do calçado e criar energia suficiente para ingressarmos em uma nova temporada com novos produtos, com novas tendências. Quem estiver conosco vai sentir esta emoção”, projeta o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch, empresa promotora da mostra.

Compradores internacionais

Importadores dos cinco continentes participam da Zero Grau. Serão mais de 200 compradores internacionais, representando 50 empresas de mais de 30 países. O destaque vai para o continente americano, mais especificamente para países das América Latina e Central, seguidos de importadores da Ásia, Europa, África e Oceania.

“Todos eles vêm com subsídios de passagens e hospedagens através de um esforço coletivo da promotora e dos sindicatos patronais parceiros que fazem a seleção e o custeio destes profissionais, através do nosso projeto Grupo de Importadores, criado para impulsionar o comércio internacional dos nossos expositores. Convidamos sempre um número expressivo que impacta anualmente a produção nas fábricas”, diz Roberta Pletsch.

Conforme Cristiano Koch, que atua na setor de Exportação da Valentina Flats (Três Coroas/RS), os compradores estrangeiros garantem cerca de 25% a 30% da produção do segundo semestre do ano. “Esta movimentação comercial só é possível através de um esquema planejado e que tem o potencial em atrair as empresas internacionais que fazem a diferença em nosso setor”, comenta.

Entre os confirmados, a grande maioria vem de 16 países das Américas: Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, EUA, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. Da Ásia, os importadores vêm Kuait, Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Líbano e Bahrein. Alemães, portugueses, espanhóis e poloneses serão os representantes europeus. Da África vêm profissionais da Líbia e África do Sul, e a Austrália será o único país representando a Oceania.

Conteúdos

A Merkator tem se dedicado nos últimos anos em oferecer uma informação de qualidade para a indústria e para o varejo. Por isso, busca apresentar conteúdos que possam agregar conhecimento de forma prática para o empresariado. “Para isto encontramos no pensamento inovador um alicerce que sustenta esta nossa vontade em ofertar o que há de mais novo, mais impactante”, diz Pletsch.

Em 2023 a promotora comemora 20 anos de atividades. No início, tinha na união do turismo de negócios com eventos sua grande filosofia. “Ao longo dos anos vimos que era necessário ter a informação como mais uma aliada”, frisa o diretor. A curadoria dos eventos se concentra em abordar tópicos que conectam as qualidades dos produtos com as habilidades de vendas, promovendo um ambiente em que a criatividade e o empreendedorismo florescem.

Atração

O epicentro das discussões e do aprendizado na feira será o eMerkatorTalks, que oferece uma programação repleta de insights ao longo dos três dias do evento. Um dos destaques é a presença de Alexandre Herchvcovitch na mesa “Passos Sustentáveis – Collabs & Sustentabilidade em Tênis no Brasil”, com a participação da CEO da Penso Moda, Veronique Littmann, que desempenhará o papel de mediadora, além do CEO do grupo Riccal, Ricardo Campos, e da gestora de Negócios de Calçados, Fanny Littmann.

Para a diretora de Relacionamento da Merkator, Roberta Pletsch, a atração promete impactar toda a cadeia produtiva. “Vai trazer informações qualificadas que podem nortear os próximos passos da comercialização de calçado no país, assim como oferecer um suporte para o consumidor final”, sublinha.

A discussão promete proporcionar insights valiosos sobre a interseção entre colaborações, moda e sustentabilidade. Com a presença de líderes influentes e especialistas no assunto, o evento é uma oportunidade única para acompanhar as tendências emergentes e as estratégias que estão moldando o mercado brasileiro.

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