Sustentabilidade será um dos destaques da BFSHOW em São Paulo
Mais do que produtos sustentáveis, a indústria calçadista brasileira, em consonância com um movimento crescente em nível mundial, vem adotando práticas produtivas social e ambientalmente corretas. Quinta maior produtora de calçados do mundo – a maior fora da Ásia –, vem se destacando como uma referência internacional de produção limpa e alinhada aos conceitos de ESG. O protagonismo do setor na área estará presente na 2ª edição da BFSHOW, de 21 a 23 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP.
Conforme uma pesquisa divulgada no ano passado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), mais de 95% das empresas brasileiras do setor têm um trabalho de destinação ambientalmente adequada dos seus resíduos produtivos; 79% das indústrias executam controle das substâncias restritas; e 62% das indústrias consomem energia elétrica 100% oriunda de fontes renováveis. “São dados que corroboram o intenso trabalho realizado para a adequação da produção de calçados à nova realidade de um consumo mais consciente e orientado para a sustentabilidade não somente ambiental, mas também social. Hoje, as pessoas querem saber o que estão consumindo, de onde vem o produto que está calçando, e as empresas que não estiverem adaptadas a esse novo mundo tendem a ter muitas dificuldades no mercado, principalmente internacional”, avalia o presidente-executivo da entidade, Haroldo Ferreira.
Na prática
Na BFSHOW, mostra que já contabiliza mais de 230 marcas de calçados que respondem por 80% da produção nacional do setor, estarão presentes 75% das indústrias de calçados certificadas no programa Origem Sustentável, única certificação de ESG para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo. Uma das empresas confirmadas na BFSHOW é a Tess, fabricante das marcas Kenner e Redley, que aposta na mostra calçadista para alavancar um ambicioso projeto de internacionalização. “Não queremos exportar preço, queremos exportar valor agregado para mercados exigentes e esses mercados exigem sustentabilidade, com consumidores querendo saber a origem da fabricação dos seus produtos”, avalia o CEO da empresa, Thomas Simon.
Entre os destaques da Tess está a sustentabilidade ambiental no seu processo produtivo. Com investimentos pesados em tecnologia e inovação, a Tess reduziu, de 2021 até 2023, em 50% o descarte de matéria-prima. Até 2026, a meta é reduzir mais 50%. “Outro ponto importante é o nosso produto. Desenvolvemos um calçado para durar mais de dez anos, sem exagero. Com isso, diminuímos o descarte de lixo”, destaca Simon.
Representando a sustentabilidade do segmento infantil de calçados, a Bibi também estará na BFSHOW. A empresa, certificada no Origem Sustentável, conta como um de seus pilares a preocupação com a sustentabilidade e criou metas e compromissos na área a serem alcançados até 2030. Estão entre os compromissos, alcançar 100% de conformidade dos produtos fabricados na Norma Reach (Regulamento Nº 1907/2006 Parlamento Europeu) referente à toxicidade, reduzir em 20% a geração de resíduos no desenvolvimento de novos produtos e operações industriais, entre outros. “Acreditamos que, cada vez mais, os consumidores estão priorizando marcas com iniciativas que contribuam para a sociedade e o meio ambiente. Dessa forma, além de oferecer um produto de qualidade e que respeite o desenvolvimento feliz e saudável dos pequenos, somos uma companhia que visa diminuir os impactos das operações na natureza”, comenta a presidente da empresa, Andrea Kohlrausch.
O credenciamento para visitação da 2ª BFSHOW pode ser feito no site oficial.
(*) Com informações da Abicalçados
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