Feiras
Sustentabilidade, inovação e fantasia em destaque na Micam Milano
De 19 a 22 de fevereiro, 988 marcas apresentam lançamentos em calçados
Última atualização: 12/09/2024 11:48
A Micam Milano, uma das maiores feiras internacionais de calçados, está de volta à Fiera Milano, de 19 a 22 fevereiro, para sua 95ª edição. Diante dos sinais encorajadores de retomada do mercado, a organização do evento, que ocorre em Milão, na Itália, optou por restabelecer o formato de quatro dias da feira e oferecer aos expositores e compradores estrangeiros mais oportunidades de fazer contatos e negócios.
Um total de 988 marcas, incluindo 451 expositores estrangeiros, estão expondo seus produtos. Entre os novos inscritos nesta edição estão Alberto Guardiani, Buffalo Boots, Cult, Kenneth Cole, Luciano Padovan e Bois. A Micam oferece, ainda, novos eventos e conteúdos que contemplam todos os aspectos do mundo dos calçados: das novas tendências à sustentabilidade, das inovações no varejo ao engajamento do cliente.
De acordo com a presidente da Assocalzaturifici, Giovanna Ceolini, organizadora da mostra calçadista, a Micam é uma excelente oportunidade de negócio. “Num momento crucial para sustentar a recuperação do setor e o retorno da produtividade aos níveis pré-pandemia, esta feira representa uma oportunidade extraordinária. A edição tem um forte foco na inovação no varejo e os últimos desenvolvimentos em sustentabilidade. Atualização tecnológica e digitalização são fatores-chave em nosso setor, que podem ajudar a tornar as empresas de calçados mais atraentes para novas gerações'.
A feira está mobilizando 64 marcas brasileiras de calçados. A participação nacional é apoiada pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que as expectativas das marcas brasileiras são positivas, diante do incremento das exportações nacionais de calçados em 2022. “A Micam Milano é uma das maiores feiras comerciais do setor no mundo, recebendo mais de 30 mil visitantes de todos os continentes, a maior parte deles da Europa, com destaque para Itália, Espanha, França e Alemanha, além de um grande número de compradores norte-americanos e japoneses”, explica.
A qualidade dos visitantes, somada à assertividade da organização por segmentos e nichos nos pavilhões, facilita as negociações. Na feira de fevereiro de 2022, conforme relatório da Abicalçados, foram gerados mais de US$ 25 milhões entre negócios realizados in loco e alinhavados.