Seincc reforça seu papel no auxílio ao processo produtivo do calçado
“Temos trabalhado incansavelmente para trazer as melhores empresas para expor e contribuir com o processo produtivo do calçado.” É desta forma que o empresário Almir dos Santos, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de São João Batista (Sincasjb) define a organização da 21ª Semana da Indústria Calçadista Catarinense (Seincc), que ocorre entre os dias 20 e 22 de setembro, no Centro de Eventos de São João Batista/SC.
Para o dirigente, a cada edição, a Seincc reforça ainda mais o seu papel como evento de auxílio à produção brasileira de calçados. “É uma feira que coloca os fabricantes calçadistas diante das novidades mais tecnológicas e inovadoras do mercado. Isto faz com que o público visitante saia na frente e ofereça produtos com ainda mais qualidade e, de fato, exclusivos ao consumidor final”, aponta.
A 21ª Seincc reúne 90 expositores dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que em mil metros quadrados de feira apresentam novidades em materiais, componentes, máquinas, químicos, tecnologia e serviços para o setor calçadista.
Participação subsidiada
A organização da feira está subsidiando a participação de 80 clientes de diversos polos calçadistas do Brasil. Eles receberam passagens e hospedagens para o evento em Santa Catarina.
Para agregarconhecimento e inspirar
Além da exposição de produtos, relacionamento e negócios, a Seincc também agrega conhecimento. Juntamente com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), serão promovidas palestras sobre novidades e tendências.
Outra iniciativa da Assintecal na Seincc é a Materioteca, uma mini exposição de materiais, que foram apresentados, recentemente no 26º Inspiramais, ocorrido em julho, em Porto Alegre/RS. Os expositores deste projeto mostrarão novidades e lançamentos das últimas tendências e tudo que há de mais atual em componentes para calçados. “É um lugar único, que traz uma maior visibilidade e divulgação dos produtos, e que posteriormente o visitante poderá buscar mais informações no estande do expositor”, observa o presidente do Sincasjb.
Retomada da edição física
A 20ª Seincc, ocorrida em setembro do ano passado, marcou o retorno da edição presencial do evento após a pandemia da Covid-19 – em 2020, por conta das restrições sanitárias, a mostra não foi promovida. Segundo o presidente do Sincasjb, a feira física trouxe ânimo e deu novo fôlego ao setor. “Vimos o quanto foi importante termos a coragem de voltar a promover a Seincc presencial. Tínhamos um pouco de receio em fazer a feira, porque a gente ainda estava num momento de pandemia, mas fomos ousados e acertamos. Com a promoção desta edição física, São João Batista deu um passo à frente. Quem veio para o evento, fez bons negócios. A Seincc foi um sucesso”, observa Almir.
O diretor comercial do Grupo Cofrag (Sapiranga/RS), Gustavo Scheffel, destaca que o setor estava precisando dessa retomada e a Seincc foi importante para as negociações e troca de contatos. “Fizemos muitos pedidos e saímos da Seincc com resultados positivos”, afirma.
No ano passado, a feira contou com a participação de cem expositores e teve a visitação profissional de 400 fabricantes de calçados de todo o País.
Melhorias no centro de eventos
No ano passado, o Centro de Eventos de São João Batista, onde é sediada a Seincc, recebeu melhorias para receber o evento. A cobertura do prédio, que havia sido danificada por um ciclone-bomba em junho de 2020, foi reconstruída. Os sistemas elétrico e de climatização também passaram por reformas.
Share this content: