Feiras
Preparativos para o SICC entram na reta final
Salão Internacional do Couro e do Calçado chega à 30ª edição em maio
Última atualização: 09/09/2024 15:54
Faltando pouco mais de um mês para o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), em Gramado/RS, a organização do evento, em que serão apresentados lançamentos em calçados e acessórios para a primavera-verão 2023/2024, intensifica os preparativos para a feira, que chega à sua 30ª edição, entre os dias 22 e 24 de maio.
"Como em cada edição que promovemos do SICC até agora, trabalhamos para que ela seja a maior de todas. Seguimos trabalhando, com muito amor, como sempre fizemos", afirma Roberta Pletsch, diretora de relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, empresa hamburguense responsável pela promoção do SICC.
O SICC contará com 350 expositores, que respondem por 1,4 mil marcas de calçados e acessórios de diferentes polos produtivos do Brasil. Entre estas etiquetas, estão 21 empresas que participarão da feira pela primeira vez. "São empresas e marcas que entenderam a importância e relevância de sermos um evento de negócios que gera resultados", observa Roberta.
A perspectiva é de que, ao longo de três dias, cerca de 14 mil profissionais passem pelos corredores da feira. "Pelo que verificamos no credenciamento antecipado (pode ser feito no site sicc.com.br), podemos projetar que teremos visitação recorde nesta edição", comenta a diretora da Merkator.
A meta do Grupo de Importadores, projeto de incentivo às exportações de calçados realizado pela Merkator em parceria com sindicatos calçadistas e expositores, é subsidiar a vinda de 150 compradores internacionais. "Além destes compradores, tem importadores que vêm por conta própria e a nossa meta é superar os 800 que vieram na edição de 2022", projeta Roberta.
IMPORTADORES
Até agora, para o 30º SICC estão confirmadas as participações de 60 importadores de 35 países, com maior representatividade de profissionais vindos das Américas, Europa e Emirados Árabes, somando 1,2 mil pontos comerciais no exterior.
"Estes são os números contabilizados até agora que chegam aqui através da nossa seleção pelo Grupo de Importadores, recebendo incentivos para deslocamentos e estadias", explica a diretora de relacionamento da Merkator, Roberta Pletsch, que acrescenta, que este número praticamente quadruplica durante a feira, batendo mais de duas centenas, além dos compradores que se deslocam de seus países por conta própria até o evento.
FABRICANTES
O Estação Moda RS, projeto que reúne pequenos fabricantes gaúchos de calçados e acessórios, contará com a participação de 38 empresas no SICC, em estande coletivo de 547 metros quadrados.
"O Estação Moda RS já integra as estratégias de compras de varejistas de todo o Pais e destaca o esforço realizado pela instituição para colocar as empresas participantes em condições relevantes do ponto de vista dos negócios na feira", afirma o gerente regional do Sebrae para os vales do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti.
O Estação Moda RS é coordenado pelo Sebrae RS e tem apoio institucional da ACI e de sindicatos calçadistas. e apoio financeiro de prefeituras.