Feiras
Lojistas celebraram lançamentos assertivos da Zero Grau
Última atualização: 16/09/2024 15:24
Os pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS, registraram intenso movimento durante os três dias de Zero Grau, que encerrou nesta quarta, 23. A 12ª edição da feira de calçados e acessórios apresentou os lançamentos das principais marcas para o outono/inverno de 2023. Além de importadores e profissionais do setor, a mostra calçadista atraiu lojistas de todas as regiões do Brasil.
Marcada por concentrar tendências femininas, masculinas e infantis, a Zero Grau se consolidou como um evento relevante no mercado da moda. Para a proprietária da Usefina Calçados (Itajaí/SC), Suelyn Baldo, 36 anos, a mostra também representou uma oportunidade de construir networking. “Gerar conexão com outros lojistas e trocar experiência é muito válido, principalmente porque nosso negócio é recente”, afirma.
Em razão de a loja possuir pouco menos de dois anos, esta foi a primeira vez dela e da sócia, Denise Batschauer, em uma feira. “Gostei bastante e achei produtivo. É interessante conhecer para além da forma como trabalhamos. Daqui para a frente, pretendemos seguir acompanhando todas”, destaca Suelyn.
Também pela primeira vez na Zero Grau, o empreendedor Raphael Braga Cutri, 28, se surpreendeu com a diversidade de expositores e marcas. Ele abriu há quatro anos o e-commerce Vittal Calçados (Franca/SP) e desde então acompanha feiras em seu estado. “Gostei muito porque meu parâmetro são as feiras de São Paulo e achei essa bem melhor, com mais produtos e pessoas. A última que fui lá, por exemplo, tinha um terço dessa”, avalia. Para ele, as tendências Western e glamour vão render bons resultados no inverno. “Estamos com fé de que venderemos bem.”
Já o lojista do e-commerce Ollem Calçados (Franca/SP), Rafael Mello, 37, participa de feiras no Rio Grande do Sul há quase sete anos. “Também acompanho o SICC (Salão Internacional do Couro e do Calçado), e fiquei bem contente com os lançamentos e com a movimentação.” Embora São Paulo não registre baixas temperaturas intensas, a projeção de vendas é positiva. “Mesmo que não seja tão frio lá, seguimos o padrão das tendências nacionais e como somos on-line, comercializamos para todo o País”, pondera.
Em sua perspectiva, as vendas digitais têm contribuído com o desenvolvimento de coleções mais assertivas. “Percebo que estão se atentando mais para o e-commerce, que teve crescimento na pandemia. Isso serve de termômetro para as marcas sentirem a adesão aos lançamentos. Acho que estamos no caminho certo e confiantes para o próximo ano.”
Também presente pela primeira vez na 12ª edição da mostra calçadista, a lojista Tamires Lima, 25, acompanhou a mãe Telma Lima, 48. Ambas são sócias na loja física Vogue Calçados (Taiobeiras/MG), fundada em 2000. “Desde meus 12 anos vou com ela às feiras de São Paulo e em outras grandes cidades, mas aqui foi a primeira. Ela já veio em outras.” Na visão de Tamires, apesar de as tendências estarem marcantes nas coleções, as coleções são diferentes. “Às vezes, vamos às feiras e os produtos estão muito parecidos, mas aqui os modelos são diferentes e é isso que buscamos”, reflete.